07 nov 2013
Notícias

Nova tecnologia para melhorar o manejo florestal é apresentada em Mato Grosso

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Curso realizado pelo PRODEMFLOR em Cotriguaçu. Foto: Arquivo / ICV

Curso realizado pelo PRODEMFLOR em Cotriguaçu. Foto: Arquivo / ICV

Djhuliana Mundel / ICV

Uma nova tecnologia, desenvolvida pela Embrapa Acre e Embrapa Florestas, que busca integrar o Sistema de Posicionamento Global (GPS), Sistema de Informação Geográfica (SIG) e o Sensoriamento Remoto (SR) para planejar, executar e monitorar, com alta precisão, todas as atividades envolvidas no manejo florestal foi apresentada em Mato Grosso, na última semana, durante o curso Modelo Digital de Exploração Florestal (MODEFLORA). A capacitação foi dirigida para analistas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema/MT), engenheiros florestais, consultores, empresários e professores de diferentes regiões de Mato Grosso.

Com o uso dos recursos do MODEFLORA é possível representar, previamente, pelo computador, várias características espaciais da área onde será feita a exploração, como topografia, malha hidrográfica, igarapés, nascentes e localização das árvores e, com isso, atingir maior eficiência e controle nas atividades.  “Essa eficiência gera, principalmente, uma redução significativa de custos e de impactos ambientais no manejo das florestas”, explicou Bruno Simionato Castro, analista de carbono florestal do Instituto Centro de Vida (ICV).

Quando utilizado de maneira integral, o MODEFLORA prevê também o uso de GPS com chips acoplados aos motosserristas, caminhões e tratores permitindo monitorar as atividades em campo e obter dados de rendimento das operações em tempo real. “O acompanhamento é essencial para maximizar a eficiência das atividades e também gera elementos que contribuem com a rastreabilidade da matéria-prima”, disse o analista.

A tecnologia MODEFLORA vem sendo testada e aprimorada desde 2007 no estado do Acre em parceria com o órgão ambiental e empresas privadas. Atualmente, 100% dos Planos de Manejo Florestal Sustentáveis do Acre são feitos com o MODEFLORA.

O curso Modelo Digital de Exploração Florestal (MODEFLORA), realizado entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro, em Sinop, foi organizado pelo ICV, através do Programa do Bom Manejo Florestal (PRODEMFLOR) em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop.

Os próximos passos serão planejados juntamente com a agenda do projeto Embrapa MODEFLORA parte II, que prevê a instalação de unidades demonstrativas em campo e um processo de capacitação continuada.

Categorias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo