01 nov 2013
Notícias

ICV realiza oficina sobre os usos e as ferramentas de geotecnologias na Bacia do Alto Paraguai

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Agricultores familiares durante atividade prática com uso de GPS. Foto: Arquivo / ICV

Agricultores familiares durante atividade prática com uso de GPS. Foto: Arquivo / ICV

Djhuliana Mundel / ICV

Buscando a regularização das atividades de coleta e comercialização de sementes florestais nativas junto ao Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), a Associação da Agricultura Familiar Sustentável Policultura Ceiba, formada por agricultores familiares dos Projetos de Assentamento Caeté e Bojuí, em Diamantino, na Bacia do Alto Paraguai, participaram de uma Oficina sobre os Usos e as Ferramentas de Geotecnologias, realizada pelo Instituto Centro de Vida (ICV), entre os dias 22 a 24 de outubro.

O mapeamento da área é um dos requisitos obrigatórios para regularização. “Assim, identificamos a necessidade de uma oficina sobre os conceitos básicos das ferramentas de geotecnologias a serem utilizadas no processo e exemplos de mais aplicações ao planejamento territorial e gestão ambiental”, explicou Vinicius de Freitas Silgueiro, analista de Geotecnologias do ICV.

Com foco na demanda de mapeamento para o Renascem, foram realizadas atividades práticas, em campo, de coleta e visualização dos pontos GPS e que representam as árvores matrizes nas quais são coletadas as sementes, além da delimitação das áreas onde estão localizadas essas matrizes, denominadas Áreas de Coleta de Sementes.

Vinicius destacou ainda que o uso dessas ferramentas pode auxiliar no planejamento das atividades. “É possível traçar, previamente, rotas de coleta de sementes, classificando a distribuição da ocorrência de determinadas espécies e seus períodos de floração e frutificação”.

O ICV vai auxiliar o grupo com o registro das coordenadas geográficas das árvores matrizes para finalizar a delimitação das áreas de coleta de sementes e elaborar o mapeamento necessário ao Renasem.

As atividades na região da Bacia do Alto Paraguai fazem parte do projeto Conservação das cabeceiras do Paraguai, desenvolvido pelo ICV com apoio da Ecosystem Alliance.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo