05 nov 2013
Notícias

Governador apoia criação do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Foto: Josi Pettengill / Secom-MT

Foto: Josi Pettengill / Secom-MT

Djhuliana Mundel / ICV

O governador Silval Barbosa garantiu que o Estado será parceiro no desenvolvimento do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis, apresentado nesta segunda-feira, durante reunião em Cuiabá. “Colocamos nossas ferramentas e secretarias à disposição para que o programa seja desenvolvido de forma rápida”, disse.

A proposta foi apresentada por representantes do Comitê Articulador, criado em julho deste ano durante o I Seminário Mato-grossense de Municípios Sustentáveis, com objetivo de trabalhar na estruturação de uma proposta de programa estadual que apoie e promova o desenvolvimento sustentável dos municípios da Amazônia Mato-grossense, através do fortalecimento da economia local, da melhoria da governança pública municipal, da promoção da segurança jurídica e da redução do desmatamento e degradação ambiental.

Valmir Ortega, consultor do Fundo Vale para o tema, disse que a proposta já conta com o apoio das secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Rural (Sedraf) e, agora, conseguiu o aval do governador. “O programa precisa de um maior engajamento do Estado nesse processo de elaboração, o que foi garantido pelo governador”, explicou.

Irene Duarte, coordenadora da Iniciativa Municípios Sustentáveis do Instituto Centro de Vida (ICV), ressaltou que a disposição do governador em colaborar com os trabalhos do Comitê agrega valor a proposta que está sendo elaborada. “O Comitê articulador do programa de municípios sustentáveis de Mato Grosso é multissetorial e precisa do envolvimento dos atores locais, estaduais e federais para realmente se tornar uma política pública”, reforçou.

Nos dias 26 e 27 de novembro, representantes do Comitê participarão de uma Oficina no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, com o objetivo de conhecer os programas do governo federal que tenham relação com a proposta mato-grossense.

Comitê Articulador – Em julho de 2013, o ICV, em parceria com a The Nature Consersancy (TNC) e o Instituto Socioambiental (ISA), realizou o I Seminário Mato-grossense de Municípios Sustentáveis. Como encaminhamento desse evento, foi organizado um grupo para dedicar-se a elaboração de uma proposta de Programa de Municípios Sustentáveis para o estado de Mato Grosso, formalizando, assim, o Comitê Articulador que conta com 12 integrantes oriundos de consórcios intermunicipais, de órgãos estaduais, federais e organizações da sociedade civil.

Confira o documento apresentado ao governador.

Veja o vídeo reportagem do evento aqui:

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo