20 set 2013
Notícias

Grupo de trabalho começa a revisar novo Plano de Prevenção ao Desmatamento e Queimadas de Mato Grosso

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Foto: Arquivo / ICV

Foto: Arquivo / ICV

Djhuliana Mundel / ICV

Com o apoio de um grupo de trabalho formado por representantes de órgãos do governo federal executores do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm), Ministério Público Estadual,  representantes dos municípios mato-grossenses, de Organizações Não-Governamentais, das comunidades indígenas e dos setores produtivos, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) começou o processo de revisão do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas de Mato Grosso (PPCDQ/MT).

Nesta terça e quarta-feira (17 e 18) o Grupo de Trabalho criado para revisar o Plano se reuniu, no segundo Workshop sobre o tema, e discutiu a versão preliminar do PPCDQ/MT para o período de 2014 a 2016, o detalhamento das atividades e o estabelecimento de seus objetivos, indicadores e metas. “O primeiro encontro teve o objetivo de nivelar as informações sobre os planos estadual e federal e a dinâmica de ocupação do território mato-grossense para subsidiar a elaboração do novo PPCDQ/MT, além de montar o Grupo de Trabalho. Nesse segundo workshop, nós procuramos identificar qual o objetivo principal de cada um dos quatro eixos do Plano, que são o ordenamento fundiário e territorial, o monitoramento e controle, fomento às atividades produtivas sustentáveis e governança e gestão executiva”, explicou Paula Bernasconi, consultora do Instituto Centro de Vida (ICV) para o tema.

Paula acrescenta que o passo seguinte desse processo é fechar a nova versão que será disponibilizada para consulta pública. A próxima reunião do GT está marcada para outubro.

O PPCDQ-MT foi criado em 2009 pelo Governo do Estado e passa, este ano, por um processo de revisão. Buscando subsidiar esse trabalho, em abril, o ICV divulgou uma avaliação da implementação dos três primeiros anos com base no levantamento feito junto à própria Comissão Executiva do Plano.

Veja o relatório completo aqui.

Saiba mais:

Implementação parcial do PPCDQ-MT não permite um verdadeiro controle do desmatamento em Mato Grosso

Grupo de trabalho vai auxiliar na revisão do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas de Mato Grosso

Tags:

Categorias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo