20 set 2013
Notícias

Comitê Articulador do Programa de Municípios Sustentáveis de Mato Grosso define ações estratégicas

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Foto: Arquivo ICV

Djhuliana Mundel / ICV

O Comitê Articulador que trabalha para a implantação de um Programa de Municípios Sustentáveis de Mato Grosso se reuniu em Cuiabá, na última semana, para definir ações estratégicas. Esta foi a primeira reunião do grupo desde a sua criação, em julho deste ano, durante o I Seminário Mato-grossense de Municípios Sustentáveis, organizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e parceiros. “Essa reunião foi o primeiro desdobramento prático do Seminário, validando um esboço do que será o Programa e definindo as próximas agendas de trabalho”, explicou Valmir Ortega, consultor do ICV para o tema.

Neste encontro, o grupo definiu a proposta para construção do Programa, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável dos municípios da Amazônia Mato-grossense, através do fortalecimento da economia local, da melhoria da governança pública municipal, da promoção da segurança jurídica e da redução do desmatamento e degradação ambiental. “A princípio o Programa se constitui voltado para os municípios inseridos no bioma Amazônia, mas a intenção é que ele se expanda até abranger todo o estado. Da mesma forma, se discutiu que o foco inicial do programa será na agenda rural, mas que, futuramente, incluirá a agenda urbana”, explicou Irene Duarte, coordenadora da Iniciativa de Municípios Sustentáveis do ICV, que integra o Comitê Articulador.

Com o objetivo de criar parcerias estratégicas para a implantação do programa, o Comitê Articulador também se reuniu com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural (Sedraf), Meraldo Figueiredo de Sá, a superintendente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Darci Lovato, e com o secretário estadual de Meio Ambiente (Sema), José Lacerda, para apresentar a proposta do Programa de Municípios Sustentáveis de Mato Grosso. Os secretários se prontificaram a fornecer o apoio necessário para a criação do programa e a AMM passou a integrar o Comitê Articulador.

A próxima reunião do Comitê Articulador do Programa de Municípios Sustentáveis de Mato Grosso deve ocorrer nos dias 19 e 20 de setembro, em Sinop, onde também ocorrerá a apresentação da proposta aos presidentes executivos dos Consórcios Intermunicipais.

Comitê Articulador – Em julho de 2013, o ICV, em parceria com a The Nature Consersancy (TNC) e o Instituto Socioambiental (ISA), realizou o I Seminário Mato-grossense de Municípios Sustentáveis. Como encaminhamento desse evento, foi organizado um grupo para dedicar-se a elaboração de uma proposta de Programa de Municípios Sustentáveis para o estado de Mato Grosso, formalizando, assim, o Comitê Articuladornúcleo mediador para construção da proposta, que conta com 12 integrantes representantes de consórcios intermunicipais, de órgãos estaduais, federais e organizações da sociedade civil.

Veja outras fotos no Flickr do ICV. Saiba mais sobre o Seminário aqui.

Assista ao video-reportagem do Seminário

 

 

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo