25 jun 2013
Notícias

Evento discute impactos das obras de infraestrutura na Pan-Amazônia

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Djhuliana Mundel / ICV

A Articulação Regional Amazônica (ARA), juntamente com outros parceiros, realiza no período de 26 a 28 de junho, em Lima, no Peru, o Workshop sobre Análises de Impactos e Construção de Propostas sobre Investimentos em Infraestrutura na Pan-Amazônia. O evento tem o objetivo de analisar os impactos dos megaprojetos de infraestrutura para a Amazônia, construir propostas da sociedade civil para dar transparência nas decisões e abrir um espaço para diálogo entre a sociedade civil e as agências públicas responsáveis por tais projetos.

Segundo Sérgio Guimarães, do Instituto Centro de Vida (ICV), que coordena a Secretaria Executiva da ARA, delinear esses objetivos se torna importante devido a constante pressão que o desenvolvimento econômico faz sobre a Amazônia. “O capital circula muito rapidamente e os investimentos do Brasil (via BNDES) e da China são hoje protagonistas nessas obras. O evento procura fazer uma aproximação entre redes e organizações que tratam do tema, inclusive sobre a possibilidade de participação cidadã nas esferas da UNASUL, que é a União das Nações Sul-americanas”, explicou.

Nos últimos anos, a troca comercial entre os países fomentou o crescimento de obras de infraestrutura na região, com a construção de portos, aeroportos, rodovias, hidrovias, entre outros, para viabilizar um sistema de comércio multimodal, facilitando a circulação de mercadorias do Brasil para o Oceano Pacífico e, então, para os mercados asiáticos. Nesta metodologia, com vistas à comercialização e a economia, não foi pensado um mecanismo de salvaguardas socioambiental para estas regiões.

Criada em 2007, a ARA busca facilitar a interconexão dos atores e a troca de experiências em torno da construção de novos modelos de desenvolvimento na Amazônia.

Tags:

Categorias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo