09 Maio 2013
Notícias

Relatório sugere adequações para melhorias no cálculo das Estimativas de emissões de CO₂ em Mato Grosso

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Djhuliana Mundel / ICV

Mato Grosso é um dos estados com maior contribuição nas emissões de dióxido de carbono (CO₂) oriundas do processo de uso da terra e das florestas no Brasil, mas também é um dos principais responsáveis pela redução dessas emissões nos últimos anos. No período de 1994 a 2002, o estado gerou emissões líquidas de 346 milhões de toneladas de CO₂ por ano no setor de uso da terra, cerca de 27% do total nacional. No período de 2002 a 2010, as emissões líquidas do estado foram em média de 221 milhões de toneladas de CO₂ por ano, uma redução de 36% com relação ao período anterior.

Visando melhorar a qualidade das estimativas de emissões de CO₂ em Mato Grosso, o Instituto Centro de Vida (ICV) elaborou o relatório ‘Estimativas de emissões de CO₂ no setor de Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas no estado de Mato Grosso’ recomendando seis adequações principais. Dentre elas estão a revisão dos dados de estoques de biomassa da vegetação nativa, principal fonte de incerteza sobre as emissões oriundas do desmatamento, e o aprimoramento dos dados de referência para estimativa do sequestro de CO₂, onde atualmente são usados essencialmente valores padrão ao invés de dados nacionais ou locais.

O relatório ressalta que atendidas as adequações propostas será possível gerar um inventário estadual de alta qualidade suprindo uma lacuna técnica existente em nível estadual e até nacional, que tem dificultado um trabalho metodológico mais preciso. Essas estimativas atualizadas das emissões podem balizar políticas públicas para que se tornem mais eficazes.

O relatório Estimativas de emissões de CO₂ no setor de Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas no estado de Mato Grosso pode ser acessado aqui.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo