Djhuliana Mundel / ICV
“O curso colocou a disposição dos participantes conteúdos atualizados e especialistas de renome internacional. Com isso, o grupo de trabalho de REDD+ está muito bem preparado para dar os próximos passos na regulamentação do sistema em Mato Grosso”. Assim avaliou Laurent Micol, coordenador executivo do Instituto Centro de Vida (ICV), após o encerramento do Curso Avançado: Instrumentos técnicos para REDD+, rumo à implementação do Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso, realizado pelo ICV em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O último encontro dos participantes foi realizado nesta segunda-feira (20), em Cuiabá, com palestra do Carlos Souza, pesquisador sênior do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que falou sobre monitoramento das emissões do desmatamento e degradação florestal.
O curso, voltado para servidores da Sema envolvidos na implantação do REDD+ no estado e membros do grupo de trabalho (GT) de REDD+ do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas, foi realizado no período de março a maio deste ano.
Dividido em quatro módulos, o curso abordou temas como padrão e metodologias do Verified Carbon Standard (VCS), monitoramento de emissões e mapeamento de biomassa, salvaguardas socioambientais e registro e contabilidade de reduções de emissões. Durante as palestras, os participantes trocaram informações com especialistas nacionais e internacionais envolvidos na implementação do REDD+ em outros países e no Acre, primeiro estado brasileiro a aprovar um sistema estadual de REDD+.
Maurício Phillip, coordenador de Mudanças Climáticas da Sema, disse que o curso foi importante para conhecer diferentes iniciativas, metodologias e trabalhos científicos já realizados. “Essas informações servirão para nortear e subsidiar as ações futuras, visando à construção de instrumentos técnicos para a implementação do REDD+ em Mato Grosso”, disse ele.
Laurent Micol ressaltou que os elementos para implementação do Sistema Estadual de REDD+ estão colocados. “Agora é necessário um engajamento político do Estado para que ele seja de fato implementado”, disse o coordenador, acrescentando que o ICV está à disposição para continuar auxiliando nesse processo.
Essa atividade faz parte do Projeto Preparando o Brasil para REDD+: apoio ao Pará e Mato Grosso, desenvolvido pelo ICV com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID – sigla em inglês).
Veja outras fotos do curso no nosso Flickr.
Sobre o REDD+
O REDD+ é um mecanismo que está em discussão no âmbito nacional e internacional visando a Redução das Emissões de gases de efeito estufa oriundos do Desmatamento e da Degradação Florestal aliados à conservação, ao manejo florestal sustentável e ao aumento dos estoques de carbono florestal.
Em Mato Grosso, a lei que criou o Sistema Estadual de REDD+ foi aprovada pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2012, sancionada pelo governador Silval Barbosa e publicada no Diário Oficial no dia 07 de janeiro de 2013.
Saiba mais sobre o Sistema Estadual de REDD+ aqui.
A certificação orgânica da produção da agricultura familiar é capaz de garantir fonte de renda segura e qualidade de vida às famílias rurais e ao mesmo tempo colaborar para a manutenção da floresta em pé....
ver maisMesmo com o prolongamento do período de proibição das queimadas, Mato Grosso registrou segunda alta consecutiva em índices de queimadas no estado neste ano. Entre julho e o dia 20 de setembro, foram 30,5 mil...
ver maisO Núcleo de Inteligência Territorial atua com os programas do Instituto Centro de Vida (ICV) na adoção de técnicas e metodologias replicáveis para o uso de geotecnologias na gestão ambiental na Amazônia. Ao longo dos...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-405
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo