09 Maio 2013
Notícias

Organizações denunciam problemas na revisão do Plano Nacional sobre Mudança do Clima

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Na foto, André Ferretti (OC) e Silvia Picchioni (FBOMS), que assinaram a carta

Na foto, André Ferretti (OC) e Silvia Picchioni (FBOMS), que assinaram a carta

Daniela Torezzan / ICV

O Grupo de Trabalho sobre Clima, do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento e o Observatório do Clima, redes brasileiras que atuam na agenda de mudanças climáticas no país, protocolaram hoje (09), na Casa Civil da Presidência da República, uma carta alertando que o processo de revisão do Plano Nacional sobre Mudança do Clima está completamente prejudicado e fadado a um grande insucesso.

No documento, as organizações solicitam imediatas providências para que o Plano seja, de fato, revisado e que o Governo Federal cumpra as determinações da legislação em vigor.

A carta denuncia que o Governo Federal nunca disponibilizou qualquer balanço ou análise da implementação do Plano aprovado em 2008, o que é considerado crítico para uma revisão de qualidade. Também aponta que o Executivo Nacional nem sequer definiu metodologia clara para que os diálogos setoriais pudessem ser efetivados.

Neste sentido, também alertam que, sem tais elementos, o Governo Federal e todos os envolvidos neste processo estarão desperdiçando uma imensa oportunidade, recursos financeiros e tempo precioso. “A urgência das mudanças climáticas não nos permite este luxo. Apesar dos imensos prejuízos e riscos evidenciados por diversos eventos climáticos extremos no Brasil, e apesar de nossos alertas, Senhora Ministra, até o momento não tivemos as devidas respostas e principalmente ações para uma efetiva revisão do PNMC por parte do Governo Federal”, diz trecho do documento.

Para ver o conteúdo integral da Carta, clique aqui.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo