Djhuliana Mundel / ICV
Foi realizado na última quarta-feira (15), o módulo sobre registro e contabilidade de reduções de emissões do Curso Avançado: Instrumentos técnicos para REDD+, rumo à implementação do Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso.
O curso é voltado para servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT) envolvidos na implantação do REDD+ e membros do grupo de trabalho (GT) de REDD+ do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas.
Este módulo contou com relato de experiência do Acre, primeiro estado a aprovar um Sistema Estadual de REDD. Mônica Julissa de Los Rios, chefe do Departamento de Regulação do Instituto de Mudanças Climáticas do Governo do Acre (IMC/Acre), falou sobre estrutura e governança para registro e contabilidade de reduções e emissões do Sisa/Acre.
O registro de reduções de emissões é uma ferramenta prevista na lei de REDD+ e tem o objetivo de rastrear as unidades de reduções de emissão e transferência de créditos entre entidades reguladas, além de garantir a transparência para a sociedade.
Este foi o quarto módulo do Curso Avançado: Instrumentos técnicos para REDD+, rumo à implementação do Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso. Na próxima segunda-feira (20), a partir das 14hs, no auditório da Sema, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, será realizado um último encontro dos participantes para a palestra de Carlos Souza, pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que vai falar sobre monitoramento. Esse tema marcará o encerramento do cursoque foi realizado em quatro módulos.
Essa atividade faz parte do Projeto Preparando o Brasil para REDD+: apoio ao Pará e Mato Grosso, desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV) com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID – sigla em inglês).
Veja outras fotos do módulo sobre registros do Curso Avançado de REDD+ no nosso Flickr.
Sobre o REDD+
O REDD+ é um mecanismo que está em discussão no âmbito nacional e internacional visando a Redução das Emissões de gases de efeito estufa oriundos do Desmatamento e da Degradação Florestal, aliados à conservação, ao manejo florestal sustentável e ao aumento dos estoques de carbono florestal.
Saiba mais sobre o Sistema Estadual de REDD+ aqui.
O Instituto Centro de Vida (ICV) lançou um edital para a contratação de consultoria para elaboração de projeto de desenvolvimento sustentável da agricultura familiar de Mato Grosso. O objetivo dessa consultoria é elaborar carta-consulta estruturada...
ver maisControle e participação social são fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável e da agricultura familiar. O funcionamento adequado de conselhos municipais é um dos passos para atingir esse objetivo....
ver maisTecnologia de ponta em monitoramento ambiental para coibir os índices crescentes de degradação ambiental em Mato Grosso. É o que se propõe a fazer um recém-implementado projeto resultante de uma parceria entre o Instituto Centro...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo