Djhuliana Mundel / ICV
Foi realizado na última quarta-feira (15), o módulo sobre registro e contabilidade de reduções de emissões do Curso Avançado: Instrumentos técnicos para REDD+, rumo à implementação do Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso.
O curso é voltado para servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT) envolvidos na implantação do REDD+ e membros do grupo de trabalho (GT) de REDD+ do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas.
Este módulo contou com relato de experiência do Acre, primeiro estado a aprovar um Sistema Estadual de REDD. Mônica Julissa de Los Rios, chefe do Departamento de Regulação do Instituto de Mudanças Climáticas do Governo do Acre (IMC/Acre), falou sobre estrutura e governança para registro e contabilidade de reduções e emissões do Sisa/Acre.
O registro de reduções de emissões é uma ferramenta prevista na lei de REDD+ e tem o objetivo de rastrear as unidades de reduções de emissão e transferência de créditos entre entidades reguladas, além de garantir a transparência para a sociedade.
Este foi o quarto módulo do Curso Avançado: Instrumentos técnicos para REDD+, rumo à implementação do Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso. Na próxima segunda-feira (20), a partir das 14hs, no auditório da Sema, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, será realizado um último encontro dos participantes para a palestra de Carlos Souza, pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que vai falar sobre monitoramento. Esse tema marcará o encerramento do cursoque foi realizado em quatro módulos.
Essa atividade faz parte do Projeto Preparando o Brasil para REDD+: apoio ao Pará e Mato Grosso, desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV) com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID – sigla em inglês).
Veja outras fotos do módulo sobre registros do Curso Avançado de REDD+ no nosso Flickr.
Sobre o REDD+
O REDD+ é um mecanismo que está em discussão no âmbito nacional e internacional visando a Redução das Emissões de gases de efeito estufa oriundos do Desmatamento e da Degradação Florestal, aliados à conservação, ao manejo florestal sustentável e ao aumento dos estoques de carbono florestal.
Saiba mais sobre o Sistema Estadual de REDD+ aqui.
Documento também mostra avanços na implementação de REDD+ no estado Duas oficinas preparadas pelo ICV e IPAM para o Conselho Gestor de REDD de Mato Grosso e convidados resultaram em uma proposta de plano...
ver maisA união do extrativismo tradicional com a alta tecnologia impulsiona a coleta de castanha-do-brasil e gera emprego e renda na região noroeste de Mato Grosso. Este novo modelo de produção foi sistematizado em um inédito...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital de processo seletivo para contratação de estagio em Gestão Ambiental. Para participar, é necessário estar cursado Engenharia Florestal, Biologia, Gestão Ambiental, Gestão de Políticas Públicas ou cursos...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-405
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo