Djhuliana Mundel / ICV
O Instituto Centro de Vida (ICV), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realizaram no dia 24 de abril, o penúltimo módulo do Curso Avançado: Instrumentos técnicos para REDD+, rumo à implementação do Sistema Estadual de REDD+ de Mato Grosso.
Esta etapa do curso, que é voltado para servidores da Sema e membros do Grupo de Trabalho (GT) de REDD+ do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas, falou sobre as metodologias de mapeamento de biomassa e carbono, com palestra do pesquisador Fábio Gonçalves, da Woods Hole Research Center (WHRC).
Maurício Phillip, coordenador de Mudanças Climáticas da Sema, disse que implementar sistemas de REDD+ é imprescindível para assegurar o bem estar do planeta nos próximos anos. “Agora que já entendemos a importância do REDD+, é preciso conhecermos as metodologias disponíveis para que possamos implementá-lo em Mato Grosso com o máximo de eficiência”.
Laurent Micol, coordenador executivo do ICV, explicou que o principal objetivo deste módulo foi conhecer a metodologia de mapeamento de biomassa e carbono desenvolvida pela WHRC para que o grupo, posteriormente, tenha condições de avaliar é viável na implementação do sistema de REDD+ em Mato Grosso. “A intenção é munir com informações sobre o que é feito de melhor no mundo para que o sistema estadual de REDD+ funcione de maneira efetiva”.
O quarto e último módulo do Curso, que abordará cadastro de projetos e registro de reduções de emissões, está previsto para o mês de maio.
Essa atividade faz parte do Projeto Preparando o Brasil para REDD+: apoio ao Pará e Mato Grosso, desenvolvido pelo ICV com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID – sigla em inglês).
Saiba mais sobre o Sistema Estadual de REDD+ aqui. Veja outras fotos no nosso Flickr.
“Todo lugar que me cabe, cabe minhas filhas”, diz Cleusa Aparecida de Andrade. A elas, a agricultora do interior de Mato Grosso ensina a colocar em primeiro lugar, para ser feliz, o tratamento com...
ver maisPesquisa da rede de organizações brasileiras Aliança REDD+ Brasil, da qual o ICV faz parte, revela que 68% dos respondentes pagariam entre R$ 5,00 e R$ 8,00 a mais por bilhete se soubessem que o...
ver maisMesmo com o prolongamento do período de proibição das queimadas, Mato Grosso registrou segunda alta consecutiva em índices de queimadas no estado neste ano. Entre julho e o dia 20 de setembro, foram 30,5 mil...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo