17 abr 2013
Notícias

ICV divulga avaliação da implementação do PPCDQ-MT nesta quinta-feira

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Djhuliana Mundel / ICV

O Instituto Centro de Vida (ICV) divulga, nesta quinta-feira (18) a avaliação de implementação do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas de Mato Grosso (PPCDQ-MT). Criado em 2009 pelo Governo do Estado, o Plano estabelece metas periódicas de redução do desmatamento no Estado e se organiza em quatro eixos de atividades: regularização e ordenamento territorial, monitoramento e controle, fomento a atividades sustentáveis, e governança do Plano.

A avaliação feita pelo ICV a partir de informações levantadas pela Comissão Executiva do Plano aponta que a implementação foi muito aquém do esperado. De um total de 121 ações pertencentes aos três primeiros eixos, 13% das ações foram executadas totalmente e 32% foram executadas parcialmente, enquanto 34% não foram executadas e as demais 21% ficaram sem informação.

A coordenadora da Iniciativa Transparência Florestal do ICV e responsável pela elaboração da avaliação, Alice Thuault, disse que com essa implementação parcial do Plano, fica claro que a redução do desmatamento obtida até 2012 não está hoje consolidada, já que ela não é o resultado de um controle do desmatamento pelo Estado.

Os últimos dados do desmatamento referentes a março de 2013, divulgados pelo Sistema de Alerta ao Desmatamento (SAD) do Imazon esta semana, mostram um aumento de 65% do desmatamento em Mato Grosso entre os períodos de agosto de 2011 e março de 2012 e agosto de 2012 e março de 2013. Com isso, a revisão do PPCDQ-MT prevista oficialmente para 2013 será um processo de fundamental importância para melhorar a implementação dos instrumentos públicos de controle do desmatamento.

A avaliação de implementação do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas de Mato Grosso (PPCDQ-MT) será divulgada na íntegra nesta quinta-feira (18), no site do ICV.

Tags:

Categorias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo