22 mar 2013
Notícias

Seminário discute políticas públicas socioambientais de Mato Grosso

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Daniela Torezzan / ICV

Começa na próxima segunda-feira (25), o Seminário de Políticas Públicas Socioambientais de Mato Grosso, realizado pelo Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (FORMAD) com o objetivo de discutir o contexto da macropolítica econômica e seus impactos socioambientais, identificar políticas e estratégias de enfrentamento.

A primeira mesa temática discutirá os megaprojetos de infraestrutura e seus impactos (hidrelétricas, hidrovias, ferrovias, produção de commodities agrícolas e mineração), com a participação de Bruno Milanez, Doutor em Política Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Débora Calheiros, bióloga da EMBRAPA, e Inácio Werner, sociólogo do Centro Burnier Fé e Justiça (CBFJ).

No período da tarde, a proposta é falar sobre os elementos conjunturais que comprovem a exclusão da agricultura familiar e das comunidades e povos tradicionais, além de propor definir caminhos estratégicos de articulação regional estadual para atuar nesse contexto. Os participantes dessa mesa serão: Julianna Malerba, do Núcleo de Justiça Ambiental e Direitos da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), Luiz Scaloppe, procurador do Ministério Público Estadual (MPE), Heitor Medeiros, professor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), e Vilmon Alves Ferreira, também da FASE.

Na terça-feira, dia 26, a programação envolve a apresentação de propostas e experiências de agroecologia e de formulação de políticas públicas no estado de Mato Grosso.

A proposta dos organizadores do Seminário é que, ao final, seja elaborada uma pauta de ações e estratégias de políticas públicas para articulação com as organizações filiadas e parceiras do FORMAD em todo estado de Mato Grosso.

O Seminário de Políticas Públicas Socioambientais de Mato Grosso acontece no auditório Viola de Cocho, do Mato Grosso Hotel Palace, localizado na Rua Joaquim Murtinho, 170, no centro de Cuiabá, com início às 8h.

Veja programação aqui.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo