21 mar 2013
Notícias

ICV e Sema realizam curso avançado de REDD+

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Djhuliana Mundel / ICV

O Instituto Centro de Vida (ICV), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realizou nos dias 18 e 19 de março, o Curso Avançado: Instrumentos técnicos para REDD+ , rumo à implementação do Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso. Durante os dois dias, servidores da Sema – envolvidos na implementação do REDD+ no Estado – e membros do grupo de trabalho (GT) de REDD+ do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas, do qual o ICV é coordenador, trocaram informações sobre metodologias aplicáveis tendo como base as experiencias de pesquisadores e analistas dos estados do Acre e Amazonas.

O coordenador executivo do ICV, Laurent Micol, disse que esse primeiro momento serviu para nivelar as informações sobre questões técnicas e metodológicas importantes no processo de regulamentação do Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso. Segundo ele, a partir dessa troca de experiências será possível propor opções para a aplicação do REDD+ no estado.

O secretário da Sema, José Lacerda, disse que o governo do estado está vivendo um novo desafio em razão das salvaguardas e complexidade dos requerimentos técnicos e metodológicos exigidos pelo REDD+. Neste sentido, disse que estão sendo criadas as condições favoráveis para atrair os investimentos necessários para que Mato Grosso possa, a partir da redução consistente do desmatamento, continuar a produzir benefícios climáticos ao mesmo tempo em que produz benefícios sociais e econômicos para as comunidades locais.

Na abertura do evento, Lacerda falou também sobre a reestruturação da Secretaria e as medidas que estão sendo tomandas para a implementação do Sistema Estadual de REDD+, entre elas a criação da Superintendência de Mudanças Climáticas e Biodiversidade que será a responsável pelas ações referentes ao REDD+ em Mato Grosso.

A próxima etapa do Curso será realizada nos dias 09 e 10 de abril.

Essa atividade faz parte do Projeto Preparando o Brasil para REDD+: apoio ao Pará e Mato Grosso, desenvolvido pelo ICV com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID – sigla em inglês).

Saiba mais sobre o Sistema Estadual de REDD+ aqui. Veja outras fotos no nosso Flickr.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo