Andrés Pasquis / ICV
O Instituto Centro de Vida (ICV), o Instituto Ouro Verde (IOV), a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e a Universidade da Flórida (UF) realizaram entre os dias 12 e 19 de março, em Alta Floresta/MT, o primeiro módulo do curso de Especialização em Gestão Integrada de Sistemas Socioeconômicos da Produção Familiar na Amazônia Legal. O curso é dirigido aos técnicos e analistas dessas instituições que, ao final dos cinco módulos que o compõem, receberão um título de especialização em nível de pós-graduação.
O conteúdo do curso inclui diversos temas como a agricultura familiar e identidade, a análise de sistemas socioeconômicos, a mediação de conflitos, a ocupação da Amazônia e os diferentes tipos de pesquisa relacionados com essa temática. No entanto, o processo de aprendizagem se destaca por ser uma elaboração de pensamento através do conhecimento e da discussão entre os diversos atores participantes, graças a um processo de reflexão livre, individual e em grupo. Dentro dessa lógica foram realizadas várias atividades de campo, como por exemplo, a visita a Usina Hidrelétrica localizada em Paranaíta, além de palestras variadas e entrevistas realizadas com vários setores (populações urbanas, assentados, representantes da sociedade civil organizada, de órgãos públicos e privados, entre outros).
Depois de estudar o material resultante desse trabalho e evidenciar as principais problemáticas sobre relações, interesses e conflitos, os integrantes fizeram um exercício de planejar possíveis estratégias de intervenção. Também foi iniciada uma conversa sobre elaboração de pesquisa na perspectiva de entender os desafios pessoais levantados pelos técnicos: como isso agrega, complementa, contribui para uma estratégia institucional com relação ao curso. Esses subsídios servirão de base para o desenho de uma primeira proposta, que será aprofundada no segundo módulo do curso, previsto para os meses de julho e agosto.
Segundo Camila Rodrigues, coordenadora do Programa de Sustentabilidade do ICV, durante esses sete dias, foi possível trabalhar em três dimensões: indivíduo, instituição e comunidades. “Nessas dimensões tentamos conectar objetivos pessoais, com estratégias institucionais e o trabalho que realizamos a campo junto à agricultura familiar. Isso é necessário para entender o papel estratégico da agricultura familiar e qualificar o debate institucional sobre justiça ambiental”, disse a coordenadora. Ela agregou ainda que a experiência será muito enriquecedora para a visão e missão de sua própria instituição.
Renato Farias, coordenador adjunto do ICV, destaca a importância da proposta construída em parceria entre ONG´s e Universidades para uma reflexão sobre a atuação institucional com a agricultura familiar na Amazônia. “Estamos com um espaço de reflexão sobre nossos trabalhos com setor e, a partir destas reflexões, desenvolveremos estratégias para uma atuação com melhor impacto junto a esse público”, finalizou.
O desmatamento pesa na hora de investir. Essa é a principal conclusão de um levantamento da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura sobre como o setor privado utiliza os dados sobre desmatamento em seus processos...
ver maisDe um dia para o outro, as folhas das hortaliças do agricultor familiar Osvaldo de Brito murcharam e ficaram amareladas. Até então, elas cresciam saudáveis, fruto de um trabalho sem o uso de agrotóxicos e...
ver maisA combinação de desmatamento ilegal e impunidade segue sendo o principal motor da devastação das florestas de Mato Grosso. Relatório técnico divulgado pelo ICV aponta que, entre agosto de 2018 e julho de 2019, 85%...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo