10 jan 2013
Notícias

Programa estimula melhoria no manejo florestal em Mato Grosso

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Daniela Torezzan / ICV

O Programa de Desenvolvimento do Bom Manejo Florestal (Prodemflor) é uma iniciativa conjunta do governo estadual, setor florestal e organizações da sociedade de Mato Grosso que busca promover a melhoria das práticas de manejo florestal e o aumento do controle e da transparência no setor. O programa está sendo desenvolvido e testado em escala piloto no município de Cotriguaçu, na região noroeste do estado, como parte do projeto Cotriguaçu Sempre Verde.

Neste momento, a proposta está sendo aprimorada a partir de contribuições de diversos atores envolvidos no setor florestal localmente e no nível estadual.

No programa, de adesão voluntária, os empreendedores florestais submetem seus Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) a um monitoramento independente e se comprometem a adotarem uma agenda de melhoria de suas práticas de manejo. Em troca, recebem apoio e capacitação técnica para a elaboração e implantação desses projetos. O monitoramento inclui a análise prévia dos PMFS e avaliação da qualidade das práticas durante e após a exploração. Com esse acompanhamento durante todo o processo, o Prodemflor contribui nos processos de elaboração e execução dos planos e, consequentemente, na melhoria da relação socioeconômica e ambiental da atividade florestal.

O Prodemflor é desenvolvido em parceria pelo Instituto Centro de Vida (ICV), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), ONF Internacional (ONF-I), ONF Brasil e Instituto Floresta Tropical (IFT).

Conheça mais sobre o Prodemflor aqui.

Tags:

Categorias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo