Daniela Torezzan / ICV
Será realizado nesta quinta-feira (23) o Seminário REDD+ em Mato Grosso: Rumo à implementação. O objetivo do evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema/MT), Instituto e Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Instituto Centro de Vida (ICV), é apresentar a proposta de funcionamento do Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso e discutir os potenciais benefícios climáticos e sociais, além de custos e fontes de financiamento para a sua implementação.
No Brasil, os setores de mudança de uso da terra e florestas são responsáveis por mais de 65% de todas as emissões de gases causadores do efeito estufa. Neste sentido, o REDD+ é um dos mecanismos que pode auxiliar a reduzir o desmatamento e a degradação florestal dentro de um contexto de desenvolvimento rural de baixas emissões.
O mecanismo está em discussão em âmbito nacional e internacional e os estados estão incluídos nesta agenda. O REDD+ trabalha com a governança ambiental e pretende fortalecer as politicas públicas existentes para reduzir o desmatamento e para fomentar um novo tipo de ocupação do solo e de produção com menos impacto.
O Seminário contará com a participação de Per Fredrik Ilsaas Pharo, diretor do programa internacional da Iniciativa para Clima e Florestas do Governo da Noruega, país que doou US$ 1 bilhão de dólares ao Fundo Amazônia. Ele falará sobre o interesse desse e de outros países em apoiar mecanismos de pagamento por desempenho (pay-for-performance) como incentivo ao REDD.
Outro destaque será a apresentação preliminar de estudo do IPAM sobre os custos e benefícios da implementação do sistema REDD+ no estado de Mato Grosso.
Durante o evento também serão apresentadas as experiências de implantação de projetos de REDD no Acre. Outro momento importante é a seção de financiamentos, onde diversos especialistas da área pública e privada vão relatar as perspectivas de modelos de oportunidades e financiamento para o REDD+.
REDD+
A sigla, em inglês, é uma referência para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal – com a adição de ações de conservação e manejo florestal.
As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Acesse: www.sema.mt.gov.br
Veja convite e programação completa.
SERVIÇO
Seminário REDD+ em Mato Grosso: Rumo à implementação
Data: 23 de agosto de 2012 – 09h às 18h
Local: Auditório Deputado Milton Figueiredo – Assembleia Legislativa de Mato Grosso Av. André Antônio Maggi, 5 – Centro Político Administrativo (Cuiabá, MT)
O Projeto Valorizando as florestas de Mato Grosso, financiado pelo Norad, através do PNUD tem como objetivo auxiliar o estado de Mato Grosso com a consolidação da pauta da floresta em pé a partir de...
ver maisEstá aberta até o dia 27 de março a chamada de projeto do REM-MT para apoio do fortalecimento das cadeias produtivas que valorizam a floresta em pé e cadeias ligadas à restauração florestal no estado...
ver maisNo último sábado, 27 de Abril, o Instituto Centro de Vida marcou os 20 anos do escritório de Alta Floresta com a adoção de uma nascente da cidade. A ação reuniu cerca de 80 pessoas...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-405
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo