22 ago 2012
Notícias

Seminário discute implantação sistema de REDD+ em Mato Grosso

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Daniela Torezzan / ICV

Será realizado nesta quinta-feira (23) o Seminário REDD+ em Mato Grosso: Rumo à implementação. O objetivo do evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema/MT), Instituto e Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Instituto Centro de Vida (ICV), é apresentar a proposta de funcionamento do Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso e discutir os potenciais benefícios climáticos e sociais, além de custos e fontes de financiamento para a sua implementação.http://www.estacaovida.org.br/wp-includes/js/tinymce/plugins/wordpress/img/trans.gif

No Brasil, os setores de mudança de uso da terra e florestas são responsáveis por mais de 65% de todas as emissões de gases causadores do efeito estufa. Neste sentido, o REDD+ é um dos mecanismos que pode auxiliar a reduzir o desmatamento e a degradação florestal dentro de um contexto de desenvolvimento rural de baixas emissões.

O mecanismo está em discussão em âmbito nacional e internacional e os estados estão incluídos nesta agenda.  O REDD+ trabalha com a governança ambiental e pretende fortalecer as politicas públicas existentes para reduzir o desmatamento e para fomentar um novo tipo de ocupação do solo e de produção com menos impacto.

O Seminário contará com a participação de Per Fredrik Ilsaas Pharo, diretor do programa internacional da Iniciativa para Clima e Florestas do Governo da Noruega, país que doou US$ 1 bilhão de dólares ao Fundo Amazônia. Ele falará sobre o interesse desse e de outros países em apoiar mecanismos de pagamento por desempenho  (pay-for-performance) como incentivo ao REDD.

Outro destaque será a apresentação preliminar de estudo do IPAM sobre os custos e benefícios da implementação do sistema REDD+ no estado de Mato Grosso.

Durante o evento também serão apresentadas as experiências de implantação de projetos de REDD no Acre. Outro momento importante é a seção de financiamentos, onde diversos especialistas da área pública e privada vão relatar as perspectivas de modelos de oportunidades e financiamento para o REDD+.

REDD+

A sigla, em inglês, é uma referência para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal – com a adição de ações de conservação e manejo florestal.

As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Acesse: www.sema.mt.gov.br

Veja convite e programação completa.

SERVIÇO

Seminário REDD+ em Mato Grosso: Rumo à implementação

Data: 23 de agosto de 2012 – 09h às 18h

Local: Auditório Deputado Milton Figueiredo – Assembleia Legislativa de Mato Grosso Av. André Antônio Maggi, 5 – Centro Político Administrativo (Cuiabá, MT)

Tags:

Categorias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo