Daniela Torezzan / ICV
Será realizado nesta quinta-feira (23) o Seminário REDD+ em Mato Grosso: Rumo à implementação. O objetivo do evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema/MT), Instituto e Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Instituto Centro de Vida (ICV), é apresentar a proposta de funcionamento do Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso e discutir os potenciais benefícios climáticos e sociais, além de custos e fontes de financiamento para a sua implementação.
No Brasil, os setores de mudança de uso da terra e florestas são responsáveis por mais de 65% de todas as emissões de gases causadores do efeito estufa. Neste sentido, o REDD+ é um dos mecanismos que pode auxiliar a reduzir o desmatamento e a degradação florestal dentro de um contexto de desenvolvimento rural de baixas emissões.
O mecanismo está em discussão em âmbito nacional e internacional e os estados estão incluídos nesta agenda. O REDD+ trabalha com a governança ambiental e pretende fortalecer as politicas públicas existentes para reduzir o desmatamento e para fomentar um novo tipo de ocupação do solo e de produção com menos impacto.
O Seminário contará com a participação de Per Fredrik Ilsaas Pharo, diretor do programa internacional da Iniciativa para Clima e Florestas do Governo da Noruega, país que doou US$ 1 bilhão de dólares ao Fundo Amazônia. Ele falará sobre o interesse desse e de outros países em apoiar mecanismos de pagamento por desempenho (pay-for-performance) como incentivo ao REDD.
Outro destaque será a apresentação preliminar de estudo do IPAM sobre os custos e benefícios da implementação do sistema REDD+ no estado de Mato Grosso.
Durante o evento também serão apresentadas as experiências de implantação de projetos de REDD no Acre. Outro momento importante é a seção de financiamentos, onde diversos especialistas da área pública e privada vão relatar as perspectivas de modelos de oportunidades e financiamento para o REDD+.
REDD+
A sigla, em inglês, é uma referência para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal – com a adição de ações de conservação e manejo florestal.
As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Acesse: www.sema.mt.gov.br
Veja convite e programação completa.
SERVIÇO
Seminário REDD+ em Mato Grosso: Rumo à implementação
Data: 23 de agosto de 2012 – 09h às 18h
Local: Auditório Deputado Milton Figueiredo – Assembleia Legislativa de Mato Grosso Av. André Antônio Maggi, 5 – Centro Político Administrativo (Cuiabá, MT)
O desmatamento na Amazônia e Cerrado mato-grossenses seguiu marcado pela ilegalidade em 2020. De agosto de 2019 a julho de 2020, foram 2,4 mil km² desmatados nos dois biomas. O número total de área desmatada...
ver maisO período de proibição das queimadas foi adiantado e estendido neste ano em Mato Grosso, mas a medida mostrou-se insuficiente para conter o avanço do fogo no estado, um dos que mais sofreu com os...
ver mais*Atualizada em 18/09 A etnia guató chegou a ser considerada extinta na década de 1960, classificação resultante de um intenso processo de invasão de terras no Pantanal brasileiro. Conhecidos como “indígenas pantaneiros”, alguns guatós foram...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
+55 (65) 3621- 8578
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo