03 ago 2012
Notícias

Cartilha construída com a comunidade traz um olhar regional sobre o território do PA Nova Cotriguaçu

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

– Rizza Matos / ICV

Publicação resgata história e processo de ocupação do Projeto de Assentamento

No dia 22 de julho, foi realizado em Cotriguaçu (região noroeste de Mato Grosso a 800 km de Cuiabá) o 1º Encontro de Saberes e Sabores do Projeto de Assentamento (PA) Nova Cotriguaçu. O evento foi organizado pelos moradores das comunidades de Novo Horizonte, Santa Clara, Ouro Verde e Nova Esperança, com apoio do Instituto Centro de Vida (ICV). Durante o Encontro aconteceu o lançamento e distribuição da cartilha: “Diagnóstico Social, Econômico e Ambiental e Planejamento Participativo”, produto do projeto Cotriguaçu Sempre Verde desenvolvido a mais de um ano no município.

O projeto atua no assentamento Nova Esperança em duas frentes: com apoio técnico para os produtores da bacia leiteira, através do componente de Boas Práticas Agropecuárias, e com apoio à organização comunitária, por meio da governança socioambiental nos assentamentos. Dentro desse último componente, uma das atividades desenvolvidas em conjunto com a comunidade e técnicos do ICV foi a realização de um diagnóstico econômico, social e ambiental das comunidades. Para isso foram criados três grupos: da Paz, Primavera e Esperança, na sua maioria, formado por mulheres, que durante o último ano discutiram os problemas da comunidade e formas para superá-los.

Através de depoimentos também foi possível resgatar a história e o processo de ocupação do P.A. Essas informações foram sistematizadas por Suzanne Scaglia, educadora em Práticas Sustentáveis do ICV, e o conteúdo se tornou a cartilha “Diagnóstico Social, Econômico e Ambiental e Planejamento Participativo” – Comunidades de Nova Esperança, Santa Clara e Novo Horizonte no PA Nova Cotriguaçu. “Construímos o conteúdo juntos, ICV e comunidade, o que foi um desafio pois coletamos muitas informações, mas acredito que conseguimos alcançar os objetivos de fazer com que a comunidade se conheça mais e também de divulgar um pouco mais sobre a vida dessas três comunidades”, afirmou Suzanne Scaglia.

Outro material produzido pelo ICV que também foi entregue durante o Encontro foram os mapas das 11 propriedades participantes do componente de Boas Práticas Agropecuárias. Esses mapas apresentam informações sobre área da propriedade e mostram a localização do PA dentro do município e o território de Cotriguaçu dentro de Mato Grosso.
Vinícius Silgueiro, analista de Geotecnologias do ICV, avalia que o mapa será útil para o proprietário visualizar o projeto que está instalado na propriedade dele. “Cada mapa apresenta as dimensões da cerca e a área de pastagem rotacionada, propiciando uma precisão do cálculo do adubo necessário para a pastagem e contribuindo para que o produtor tenha um planejamento sobre uso da terra”, afirmou.

Cotriguaçu Sempre Verde

O projeto Cotriguaçu Sempre Verde visa contribuir para uma nova trajetória de desenvolvimento socioambiental e econômico para esse município, pautada na conservação e no manejo sustentável dos recursos naturais. Para isso o projeto atua em cinco frentes: Boas Práticas Agropecuárias para o gado de corte e de leite, Gestão Ambiental Municipal, Bom Manejo Florestal, Governança dos Recursos Naturais nos Assentamentos e Integração de Áreas Protegidas. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e parceiros com apoio do Fundo Vale.

 

Tags:

Categorias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo