20 jun 2012
Notícias

Lançado Mapa Amazônia 2012 Áreas Protegidas e Territórios Indígenas

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Daniela Torezzan / ICV

Publicação traz informações consolidadas sobre oito países mais a Guiana Francesa

Foi lançado nesta terça-feira (19) no estande da Fundação Ford, na Cúpula dos Povos, durante a Rio+20, o mapa Amazônia 2012 Áreas Protegidas e Territórios Indígenas que traz um conjunto de informações atualizadas e corrigidas em relação ao mapa inédito publicado em 2009.

O mapa, elaborado pela Rede Amazônica de Informação Socioambiental (RAISG), está disponível em versão impressa e digital em três línguas (português, espanhol e inglês) e apresenta uma visão transfronteiriça e socioambiental.

A publicação traz informações sobre os 7,8 milhões de quilômetros quadrados da região, compartilhada por oito países e a Guiana Francesa, cuja população alcança 33 milhões de pessoas, incluindo 385 povos indígenas, e que é estratégica para o equilíbrio do planeta. As Áreas Protegidas e Territórios Indígenas representam 45% da região amazônica e desempenham um papel importante para a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas.

O objetivo principal da iniciativa, segundo Cícero Cardoso, coordenador de Geoprocessamento do Instituto Socioambiental (ISA) é contribuir com informações integradas da região e, com isso, subsidiar instituições, sociedade civil e governos na adoção de práticas para a sua proteção. “Com a compatibilização da base de dados e a disponibilização de tudo isso num único mapa é possível realizar monitoramento, diagnósticos e projeções das diferentes situações que se apresentam em todos os países amazônicos”, ressaltou.

De acordo com Ricardo Abad, coordenador do departamento de Geotecnologias do Instituto Centro de Vida (ICV) a meta é atualizar as informações a cada dois anos. “O próximo passo é o lançamento do Atlas com a compilação mais detalhada de todos esses dados”, revelou.

O mapa pode ser acessados no site da RAISG.

 

Tags:

Categorias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo