01 jun 2012
Notícias

Cadeias de supermercados e produtores trabalham em conjunto para introduzir a soja responsável no mercado

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

– Assessoria RTRS / ICV

As cadeias de supermercados da União Europeia e o Reino Unido estão se encaminhando para uma maior participação na Round Table for Responsible Soy Association (RTRS). As cadeias que participam desta iniciativa, dentre elas Marks & Spencer, Waitrose, Sainsbury’s, Asda, Co-operative Food, Ahold (Netherlands), Coop (Switzerland) e Migros (Switzerland), comprometeram-se a garantir que a soja que é utilizada nos produtos que pertencem a suas marcas seja soja responsável certificada. A RT7, a sétima conferência anual da RTRS, constitui um passo importante para a conquista destes compromissos.

As cadeias de retail membros da RTRS, que incluem a maioria das cadeias de supermercados líderes do Reino Unido, procuram trabalhar com produtores de soja para obter soja responsável certificada. A soja é utilizada na maioria dos alimentos básicos tais como as margarinas e óleos, e ao mesmo tempo é a fonte principal de proteínas do alimento para gado.

Dentre outras boas notícias que surgiram da conferência da RTRS, a RT7, a Chinese Soybean Industry Association (CSIA) anunciou que trabalhará junto com suas 750 organizações membros para cumprir com os padrões da RTRS.

Liu Dengao, vice-presidente da CSIA, no discurso pronunciado na conferência, comprometeu-se a promover a soja responsável entre os legisladores chineses, e mencionou um número de projetos piloto implementados na área do rio Amarelo e as regiões do noroeste e sul da China para estabelecer os sistemas de produção, processo e comercialização reconhecidos pela RTRS.

A CSIA também trabalhará com as associações da indústria da soja em nível mundial para estender o comércio da soja conforme os princípios estabelecidos pela Organização Mundial de Comércio e fomentar os conhecimentos da conservação ecológica, a segurança alimentar e os direitos básicos dos produtores de soja na indústria da soja na China.

China foi anunciada como o próximo lugar onde será levada a cabo a conferência RT8, no ano próximo.

Quanto ao encerramento da conferência, o presidente da RTRS, Jaap Oskam estabeleceu que se deram grandes passos no crescimento da oferta e demanda mundiais da soja.

Oskam disse: “Esta conferência é testemunha de um crescente compromisso para a transformação do mercado num outro mais responsável. Celebramos a determinação dos membros da RTRS, em particular das cadeias de retail da UE e do Reino Unido e da CSIA em seu compromisso com o processo”.

As conclusões surgiram a partir da busca de uma indústria da soja que enfrente o desafio de satisfazer à população mundial que aumenta de forma constante e proteja os recursos naturais vitais ao desenvolver tal ação.

Mais de 200 representantes da indústria da soja estiveram presentes na conferência, a maior assistência registrada pela RTRS a partir da criação do Foro de Soja Responsável em 2004.

Participação do ICV

O Instituto Centro de Vida (ICV) participou de uma seção realizada pelo Programa de Biodiversidade e Commodities Agrícolas (BACP – sigla em inglês), no âmbito do projeto ‘Mapeando Áreas de Alto Valor para Conservação’ (HCVA – sigla em inglês). O objetivo deste projeto é mapear essas áreas no Cerrado de Mato Grosso para identificar onde o potencial cultivo da soja ameaça esses ambientes e formular estratégias de gestão e monitoramento no longo prazo. Durante o evento em Londres foram apresentados alguns dos resultados desse mapeamento.

Tags:

Categorias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo