08 maio 2012
Notícias

Alta Floresta firma Protocolo para construção do plano de desenvolvimento sustentável

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

– Daniela Torezzan / Instituto Centro de Vida

O objetivo de desenvolver atividades econômicas que equilibrem a produção econômica com a preservação dos recursos naturais uniu 110 entidades em torno da assinatura do Protocolo de construção do Plano Municipal de desenvolvimento sustentável de Alta Floresta, celebrado na última sexta-feira (04), por representantes de órgãos e autarquias federais, estaduais e municipais, setores produtivos (como da pecuária e da madeira), sindicatos, associações e organizações não governamentais, entre outros.

O Protocolo firmado pela sociedade de Alta Floresta, município localizado no extremo norte de Mato Grosso, no Território Portal da Amazônia, contém dezenas de metas que vão desde a adoção de melhores práticas em atividades de produção agropecuária, passando pela necessidade de formulação de leis, até a realização de campanhas educativas e de comunicação para divulgar ações que valorizem os recursos naturais no processo de desenvolvimento do município. Essas metas foram retiradas das cartas de apoio ao Protocolo, nas quais os signatários, voluntariamente, manifestaram o interesse em desenvolver ações para o desenvolvimento de uma economia verde.

Maria Izaura Dias, prefeita de Alta Floresta, enfatizou a importância do documento como a consolidação das ações de transformação pela qual o município está passando. “Isso aqui agora é só o começo, conseguimos sair da lista, fizemos o CAR, estamos recuperando as nossas nascentes, nossas áreas degradadas, reduzimos o nosso desmatamento, reduzimos as queimadas. Pronto, é só isso? Não. A partir de agora é rumo ao nosso desenvolvimento sustentável”, disse a prefeita durante a cerimônia de assinatura do documento.

Irene Duarte, que foi secretária de Meio Ambiente durante o período em que as ações estavam sendo desenvolvidas e agora ocupa o cargo de técnica apresentou os principais pontos do Protocolo e falou sobre o processo de construção dessa nova trajetória. “Esse documento representa a vontade e o esforço das pessoas que constroem a história de Alta Floresta no dia a dia. Vocês são os grandes responsáveis por esta vitória: pelo município ter saído da lista dos maiores desmatadores da Amazônia e, agora, por desenvolver uma economia mais sustentável”, ressaltou Irene.

Após os discursos, aconteceu o ato formal de assinatura do Protocolo de construção do Plano Municipal de desenvolvimento sustentável de Alta Floresta.

A realização do Seminário Estratégias e Projetos para um Município Verde na Amazônia contou com diversos apoios, entre eles, do Fundo Amazônia, que financia os projetos Olhos D’Água da Amazônia e Sementes do Portal e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID – sigla em inglês), no âmbito do projeto Preparando o Brasil para REDD+: apoio ao Pará e Mato Grosso, desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e parceiros.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo