03 abr 2012
Notícias

Cotriguaçu prepara projeto para o Fundo Amazônia

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
124

Reunião do CMMA. Foto: Arquivo ICV

Rizza Matos / ICV
Com apoio do ICV, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente elabora projeto para fortalecer as políticas de gestão ambiental no município

O projeto Cotriguaçu Sempre Verde, desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV) no município, está há um ano trabalhando com ações que visam a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais deste município que faz parte da Amazônia Legal.

Junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, a equipe do ICV já atua para fortalecer a gestão ambiental. Carolina Jordão, analista de Gestão Ambiental do ICV, que trabalha diretamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), contou que atualmente vem apoiando o grupo de trabalho formado pelas servidoras da Secretaria, Elaine Castanha Bonavigo e Denise Schutz Freitas, e os representantes da Cooperativa Coopercotri, Reinaldo Valigueski e Eloir Ivan Budel.

De acordo com a analista, a equipe de Cotriguaçu está empenhada em escrever um projeto para captação de recursos junto ao Fundo Amazônia, que recebe recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a estruturação e fortalecimento das ações da Secretaria de Meio Ambiente do município. “O projeto vai permitir que a Secretaria consiga exercer as atividades com eficiência. A secretaria também vai poder dar mais apoio ao produtor, pois muitas vezes ela não consegue desenvolver o trabalho por falta de estrutura, recursos e de ações planejadas”, afirmou Carolina Jordão.

A equipe espera entregar o projeto no início de maio, em Alta Floresta, quando representantes do Fundo Amazônia participarão de um evento que culminará na assinatura do pacto de Município Verde do município. A Secretaria de Meio Ambiente de Alta Floresta, também com o apoio do ICV, conseguiu um recurso do Fundo Amazônia para o projeto “Olhos D’água da Amazônia”.

O projeto Cotriguaçu Sempre Verde

O Projeto Cotriguaçu Sempre Verde, executado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) com apoio do Fundo Vale visa promover uma nova trajetória de desenvolvimento social e econômico para esse município, pautada na conservação e no manejo sustentável dos recursos naturais. As ações do projeto estão organizadas em cinco grandes componentes: estruturação da gestão ambiental municipal, programa de desenvolvimento do bom manejo florestal (Prodemflor), programa de boas práticas agropecuárias, apoio à governança sobre os recursos naturais nos assentamentos e plano de gestão territorial em Terras Indígenas.

Tags:

Categorias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo