08 mar 2012
Notícias

Laboratório de monitoramento ambiental de Cotriguaçu está pronto para operar

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

– Daniela Torezzan / ICV

Relatórios de monitoramento do desmatamento, degradação e queimadas serão divulgados para a sociedade

O Laboratório de Monitoramento Ambiental em Cotriguaçu, município da região noroeste de Mato Grosso, está pronto para começar as atividades. Na última semana, o Instituto Centro de Vida (ICV) instalou um computador com alta capacidade de processamento de imagens e dados e iniciou o processo de treinamento dos técnicos da prefeitura que irão desenvolver os trabalhos de monitoramento do desmatamento, degradação e queimadas no âmbito do projeto Cotriguaçu Sempre Verde, apoiado pelo Fundo Vale.

De acordo com Vinícius Silgueiro, Analista Júnior de Geotecnologias do ICV, a capacitação dos técnicos será contínua, realizada todos os meses, até o completo domínio das técnicas e ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto, essenciais ao monitoramento ambiental a ser realizado no município.

Os produtos gerados serão transformados em relatórios que, posteriormente, serão divulgados para a sociedade e poderão servir como balizadores de políticas públicas.

O Projeto Cotriguaçu Sempre Verde visa promover uma nova trajetória de desenvolvimento social e econômico para esse município, pautada na conservação e no manejo sustentável dos recursos naturais. As ações do projeto estão organizadas em cinco grandes componentes: Estruturação da Gestão Ambiental Municipal, Programa de Desenvolvimento do Bom Manejo Florestal (Prodemflor), Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA), Apoio à governança sobre os recursos naturais nos Assentamentos e Plano de Gestão Territorial em Terras Indígenas.

 

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo