07 dez 2011
Notícias

ICV apresenta iniciativas de redução do desmatamento e degradação florestal na COP 17

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

– Daniela Torezzan / ICV

O Instituto Centro de Vida (ICV), com apoio do Fundo Vale, realiza um evento nesta sexta-feira (9), durante a Convenção das Nações Unidas para o Clima (COP 17), em Durban, África do Sul, para apresentar ações realizadas no município de Cotriguaçu, região noroeste de Mato Grosso, que têm o objetivo de desenvolver uma nova trajetória socioeconômica pautada na conservação e no manejo sustentável dos recursos naturais visando reduzir as emissões por desmatamento e a degradação florestal – REDD+.

Enquanto as definições da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC – sigla em inglês) para REDD+ em escalas gerais ainda estão tomando forma, as iniciativas locais estão experimentando novas abordagens para reduzir o desmatamento em escala municipal.

No Brasil, as abordagens baseadas em parcerias intersetoriais estão promovendo modelos inovadores de gestão ambiental para os municípios da região amazônica, como as realizadas em Cotriguaçu, no âmbito do projeto Cotriguacu Sempre Verde.

Programação

11h30 às 13h

Facilitador: Laurent Micol (ICV)

Painelistas:

Renato Aparecido de Farias (ICV): irá compartilhar alguns resultados preliminares e as lições aprendidas com o projeto Cotriguaçu Sempre Verde e sua abordagem para reduzir o desmatamento e a degradação florestal.

Damião Carlos de Lima (prefeito de Cotriguaçu): irá falar sobre os desafios que os municípios localizados em áreas críticas de desmatamento têm de enfrentar para fazer mudanças acontecem no chão.

Márcia Soares (Fundo Vale): irá partilhar a sua experiência de financiadores em iniciativas de municípios verdes para apoiar os acordos de desenvolvimento sustentável em áreas de fronteira de desmatamento.

Elaine Corsini (Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso): irá falar sobre as políticas do Estado de Mato Grosso para reduzir o desmatamento e estabelecer um quadro jurídico para iniciativas de REDD+.

Fernanda Carvalho (The Nature Conservancy): irá compartilhar suas opiniões sobre os esforços federais brasileiros para conter o desmatamento e sua articulação com as iniciativas em nível estadual e local.

O projeto

O objetivo é promover uma nova trajetória de desenvolvimento social e econômico, pautada na conservação e no manejo sustentável dos recursos naturais no município de Cotriguaçu. A proposta inclui cinco grandes componentes: estruturação da gestão ambiental municipal, programa de desenvolvindo do bom manejo florestal (Prodemflor), programa de boas práticas agropecuárias (BPA), apoio à governança sobre os recursos naturais nos assentamentos, plano de gestão territorial em Terras Indígenas.

Baixe o flyer (em inglês) do evento aqui.

Tags:

Categorias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo