26 out 2011
Notícias

Rio Paraguai: movimento em defesa completa onze anos com proposta de criar pré-comitê gestor da bacia

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

– Daniela Torezzan / ICV

Em 14 de novembro deste ano, o movimento em defesa do rio Paraguai e do povo pantaneiro completa onze anos mobilização popular. A data marca um momento histórico de resistência à instalação da hidrovia Paraguai-Paraná, marcada para acontecer na mesma data no ano de 2000. O que deveria ser uma audiência pública no processo de instalação da obra, transformou-se numa grande manifestação popular e o projeto, a partir da intervenção da sociedade junto ao Ministério Público, está embragado na justiça desde então.

Este ano, as organizações que se articulam na mobilização em defesa do rio querem dar um passo além: criar um pré-comitê gestor da bacia do Rio Paraguai. A proposta é ter ações concretas em articulação transfronteiriça. “Não há mais espaço para ações isoladas. É preciso pensar no rio como um todo, desde as suas nascentes até sua foz”, diz texto que convoca sociedade para o debate.

De acordo com Alonso Batista, do Fórum de Lutas das Entidades de Cáceres (FLEC), desde o início de outubro estão sendo realizadas reuniões de mobilização em torno das comemorações do dia do rio Paraguai. Em Cuiabá, a reunião acontece nesta sexta-feira, dia 28, às 9h, no Escritório de Inovação Tecnológica – EIT, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “É importante que a sociedade participe, pois assim teremos mais força para contrapor as pressões sobre as comunidades ribeirinhas, populações tradicionais e mesmo a conservação desse importante rio que fornece água para milhares de pessoas”, ressaltou.

O rio Paraguai
A Bacia do rio Paraguai, com todos os seus afluentes, tem uma área total de 1.100.000 quilômetros quadrados e abrange os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul bem como três países vizinhos: Argentina, Paraguai e Bolívia.

O rio Paraguai é o principal rio deste conjunto. Nasce em território brasileiro, na Chapada dos Parecis, em Mato Grosso, com o nome de “Paraguaizinho” e percorre cerca de 2600 quilômetros até a sua foz no rio Paraná. Desse total, 1300 quilômetros são margens exclusivamente brasileiras, 48 de soberania compartilhada com a Bolívia e 332 quilômetros de margens entre Brasil e Paraguai.

Veja a programação aqui.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo