14 out 2011
Notícias

ICV elabora diagnóstico ambiental de Apiacás

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

– Daniela Torezzan / ICV

O Instituto Centro de Vida (ICV) elaborou um diagnóstico ambiental do município de Apiacás, localizado na região norte de Mato Grosso, que tem como objetivo fornecer algumas informações sobre o uso e ocupação do solo atual e a degradação das Áreas de Preservação Permanentes (APPs). Buscou-se também identificar áreas críticas no município que sejam prioritárias para implantação de projetos de intervenção em áreas alteradas.

Os resultados das análises desse diagnóstico visam disponibilizar para o poder público e sociedade civil informações sobre a situação ambiental de Apiacás. Traz contribuições para subsidiar processos de planejamento estratégico e a elaboração de projetos, principalmente aqueles que buscam solucionar os problemas ambientais existentes no município, como por exemplo, os que definem ações específicas para áreas prioritárias de intervenção, devido as suas condições ambientais: zoneamento municipal e plano diretor, além de outros instrumentos de gestão ambiental municipal.

É importante ressaltar que o município de Apiacás apresenta uma localização privilegiada em termos de disponibilidade de recursos naturais, pois tem quase 90% do seu território coberto por Florestas e índices de desmatamento baixos, principalmente nos últimos anos. Contudo, mesmo com esse cenário positivo, na porção do município que não é área protegida, existem situações de vulnerabilidade ambiental devido à degradação e desmatamentos.

Outro ponto importante é que num município com significativa atividade agropecuária, como Apiacás, é essencial a regularização ambiental das propriedades rurais. O programa MT Legal é uma oportunidade para buscar essa regularização, através do Cadastro Ambiental Rural (CAR), visto que pouco mais de 50% da área passível de cadastramento do município ainda não tem CAR ou Licença Ambiental Única (LAU).

Para ler o documento, clique aqui.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo