24 Maio 2011
Notícias

Sociedade se organiza para debater Zoneamento de Mato Grosso e Código Florestal

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

– Daniela Torezzan / ICVNo dia 27 de maio, próxima sexta-feira, pesquisadores, acadêmicos, estudiosos, representantes de movimentos sociais e governamentais interessados em debater sobre questões territoriais e ambientais, especialmente os impactos do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso (ZSEE) e do Código Florestal, se reunião no auditório do Ministério Público Estadual para o Seminário “O Zoneamento de Mato Grosso: avaliação e perspectivas”.

O Seminário tem como objetivo subsidiar a sociedade civil, entidades estaduais e nacionais sobre o ZSEE e suas consequências. Também serão debatidas as implicações das alterações do Código Florestal, atualmente em debate no Congresso Nacional.

A iniciativa é uma parceria do Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto Socioambiental (ISA), Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Grupo de Trabalho e Mobilização Social (GTMS) com apoio do Ministério Público Estadual e da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) no âmbito do projeto governança ambiental e produção responsável.

Os organizadores ponderam que tanto o ZSEE de Mato Grosso e o Código Florestal Brasileiro são ferramentas de ordenamento territorial fundamentais para assegurar um desenvolvimento sustentável com a garantia da inclusão das comunidades indígenas e tradicionais, dos assentados e produtores familiares.

Para as entidades, a recente aprovação pela Assembleia Legislativa e a sanção do governador de Mato Grosso de um projeto de Zoneamento totalmente desfigurado indica claramente o descompromisso dos atuais dirigentes com o desenvolvimento do estado em longo prazo. Do mesmo modo, em nível federal, as especulações em torno da proposta de alteração do Código Florestal estimulam o descaso com a questão ambiental.

Desta maneira, as consequências já estão acontecendo: o desmatamento em Mato Grosso teve um crescimento brutal nos meses de março e abril, sendo produto direto das perspectivas da anistia prevista no zoneamento estadual e nas alterações propostas no Código Florestal.

Programação

Convite

SERVIÇOO que? Seminário “O Zoneamento de Mato Grosso: avaliação e perspectivas”

Quando? 27/05/2011 – sexta-feira        Que horas? 8h30 às 17h30

Onde?  Edifício Sede das Promotorias de Justiça

Av. Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes, s/nº, Setor “D”, Centro Político Administrativo – ao lado do FórumOrganizações envolvidas: Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto Socioambiental (ISA), Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Grupo de Trabalho e Mobilização Social (GTMS). Apoio: Ministério Público Estadual

Contato com a imprensa:

Daniela Torezzan – ICV
(65) 3621-3148 e 9201-4578
daniela.torezzan@icv.org.br

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo