23 fev 2011
Notícias

SOS Florestas reúne informações sobre ameaças à legislação ambiental

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

– Daniela Torezzan / ICV

O site “SOS Florestas – O Código Florestal em Perigo” reúne uma série de informações sobre a reforma do Código Florestal Brasileiro denunciando à sociedade os riscos que o relatório apresentado pela comissão especial da Câmara dos Deputados representa para as florestas brasileiras.

O site tem páginas com informações sobre a lei que criou o Código Florestal, na década de 30, e que passou por várias reformulações até hoje (lei 4771/65), as verdades e mentiras utilizadas nas propostas de mudança e como o Código influi no dia a dia da população. No endereço também é possível conhecer diferentes visões sobre a lei e sua importância para a agricultura e o meio ambiente através de opiniões mais acadêmicas e outras ligadas à prática.

De acordo com os ambientalistas, a lei é fundamental para conter o desmatamento em todos os biomas e tentar reverter a situação das áreas já degradadas. Eles afirmam que as propostas apresentadas trazem muitos prejuízos:  anistia a quem desmatou, decreta o fim das Áreas de Preservação Permanente, desobriga os desmatadores ilegais a recuperarem as áreas, entre outras. Tais medidas podem trazer consequências devastadoras, inclusive no que diz respeito ao cumprimento das metas assumidas pelo Brasil de reduzir o desmatamento, principalmente na Amazônia, e as emissões de gases que causam o aquecimento global.

Contudo, a iniciativa não quer apenas informar, mas mobilizar a sociedade. Para isso, os cidadãos são convidados a preencherem uma petição online dizendo não ao desmatamento e à premiação da ilegalidade, que será enviada aos deputados que votarão as propostas.

O site www.sosflorestas.com.br é uma iniciativa do Instituto Socioambiental (ISA), do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), do WWF Brasil, do Greenpeace, do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e do Instituto Centro de Vida (ICV).

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo