30 out 2010
Notícias

Agricultores familiares do médio norte realizam encontro sobre articulação da comercialização

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
– Gustavo Nascimento / Estação Vida

Nos dias 27 e 28 de setembro ocorreram oficinas para a “articulação da comercialização dos agricultores familiares do médio norte”, no assentamento Ena e no assentamento Entre Rios com os grupos: Associação Grupo de Trabalho União e Vida do Assentamento Ena e APROGER. Foi abordada a questão da necessidade de uma melhor organização e articulação dos agricultores envolvidos nos projetos Padeq e Governança Florestal pelos 7 anos de história.

As oficinas foram realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (STRLRV), Instituto centro de Vida (ICV) e Comissão Pastoral da Terra (CPT) e é resultado de uma primeira reunião ocorrida em Sinop envolvendo nove municípios.

Durante os encontro foram discutidos os contextos em que está inserida a agricultura familiar. A região Médio Norte, baseada na produção em larga escala – o agronegócio – não valoriza a agricultura familiar, marginalizando-a e omitindo-a de seu papel fundamental na produção de alimentos. A grande contradição está evidente quando dados demonstram que Mato Grosso importa mais de 75% de todos os alimentos consumidos no estado.

Para Vivian Franco, educadora de práticas sustentáveis do ICV, tão importante quanto trabalhar as questões ambientais é criar condições para fortalecer as formas de organização e produção das comunidades e agricultores locais, buscando a sustentabilidade socioeconômica no território.

Neste sentido, de acordo com ela, os agricultores familiares do Médio Norte de Mato Grosso realizaram o encontro, com o apoio do STRLRV, para fortalecer a organização da comercialização dos seus produtos, a sua formação política e fortalecer a sua busca pela qualidade de vida. “Esse é um projeto de agricultores familiares camponeses que acreditam na agroecologia e na economia solidária”, disse.

Tags:

Categorias

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo