17 maio 2010
Notícias

Alta Floresta comemora dia do Meio Ambiente com semana de debates

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

– Augusto Pereira / Estação Vida

A III Semana de Meio Ambiente de Alta Floresta será realizada entre os dias 5 e 11 de junho no Museu da Unemat em Alta Floresta. E neste ano tem como principais temas: legalização ambiental rural, resíduos sólidos e desenvolvimento urbano.

Legalização ambiental: será tratada a importância da articulação municipal para o cadastramento no MT Legal. O Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural é uma resposta do governo do estado, articulado com ONGs e Ministério Público para trazer as propriedades rurais para a legalidade. Ainda há desinformação e medo de fazer o cadastro, mas é o único meio de entrar na legalidade e poder comercializar produtos.

Os maiores frigoríficos do estado (JBS/Bertin, Marfrig e Independência) assinam assinaram no dia 11 de maio um termo de ajuste de conduta para pecuária sustentável. No documento assinado na sede do Ministério Público Federal, em Cuiabá consta que os frigoríficos só poderão comprar boi das propriedades que aderirem ao MT Legal até o prazo final de 13 de novembro de 2010.

Serão apresentadas técnicas de Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) com sementes, através de plantadeiras mecânicas. Os presentes conhecerão as experiências realizadas em Cláudia e Canarana. Em larga escala têm se usado sementes e não mudas.

Resíduo sólidos
A sociedade está mudando e os acordos para cuidar do meio ambiente também. Adequações também estão sendo propostas aos gestores municipais para instalação de aterros sanitários. O que a maioria das cidades tem não pode ser chamado de aterro, apenas de lixão.

Desenvolvimento urbano
O desenvolvimento de cidades sustentáveis é um dos pontos de amarração entre os diversos temas. Consumidores mais atentos ao impacto ambiental de cada produto e cidadãos conscientes da conseqüência de suas ações são um dos caminhos para um desenvolvimento mais responsável.

O Meio Ambiente é lembrado no dia 5 de junho. A prefeitura de Alta Floresta, ONGs e a universidade realizarão o evento em parceria, com o apoio da Agência Americana para o Desenvolvimento (USAID – sigla em inglês) no âmbito do projeto governança ambiental e produção responsável.

Confira a programação aqui.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo