15 dez 2009
Notícias

Mato Grosso apresenta programa-piloto de REDD em Copenhague

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

– Assessoria

O ICV (Instituto Centro de Vida) apresentou na segunda-feira, 14 dezembro, em Copenhague, Dinamarca, o projeto-piloto de REDD desenvolvido na região noroeste de Mato Grosso, em um evento paralelo promovido pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), durante a Conferência da Nações Unidas para o Clima (COP-15), realizada em copenhague, Dinamarca.

Este projeto demonstrativo, de grande escala, com atores diversos, vai desempenhar um papel central no programa estadual de REDD, atualmente sendo construído por um grupo de trabalho que inclui funcionários do governo, ONG’s e representantes dos diferentes grupos de interessados.

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, mostrou os progressos alcançados em termos de políticas ambientais no estado.

Laurent Micol, coordenador executivo do ICV, apresentou o projeto-piloto, complementado por Arnaldo Campos, secretário municipal de Agricultura de Cotriguaçu, Pierre Duquesne, presidente da Spot Image Brasil, e Laura Valente, diretora do ICLEI para a América Latina. A apresentação demonstrou as capacidades existentes para as emissões de carbono florestal e as iniciativas de Mato Grosso como papel dos governos subnacionais na elaboração e implementação de REDD.

A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas começou no dia 7 de dezembro e termina no dia 18, com a participação de representantes de 192 nações. O objetivo é determinar as bases de um compromisso mundial que substitua o Protocolo de Quioto, cuja primeira etapa de metas expira em 2012.

Baixe aqui os documentos:

Piloto de REDD Noroeste de Mato Grosso – Apresentação do Projeto

Documento-base para o desenvolvimento do Programa de REDD do Estado de Mato Grosso – Conceito

 

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo