03 jun 2009
Notícias

Abertas inscrições para curso de geotecnologias em Alta Floresta

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

– Augusto Pereira / Estação VidaEntender o georreferenciamento é uma necessidade de muitos agricultores e técnicos que trabalham com questões rurais ou ambientais. Para fazer essa tecnologia acessível a mais atores da sociedade civil o ICV (Instituto Centro de Vida) disponibiliza o Curso Básico de Geotecnologias aplicadas a Gestão Ambiental que irá fornecer fundamentos teóricos e práticos relativos ao uso das geotecnologias.

Entre os dias 6 e 10 de julho a equipe do laboratório de SIG (Sistema de Informações Geográficas) do Instituto Centro de Vida passarão informações sobre sensoriamento remoto, introdução a cartografia e sistema de informação geográfica.
As inscrições são gratuitas, somente através do site do ICV e estão abertas da publicação desta notícia até o dia 20 de junho. Os participantes devem estar engajados em trabalhos ou pesquisas relacionadas a conservação e a sustentabilidade ambiental. Os interessados devem baixar a ficha de inscrição e enviar para cursogeo@icv.org.br. O resultado do processo seletivo será anunciado até o dia 26 de junho.
“Como a quantidade de interessados é grande faremos uma triagem dos candidatos inscritos, priorizando os que apresentarem maior necessidade de aplicação do conhecimento gerado aqui” diz Roberta dos Santos, facilitadora do curso.
Os participantes devem levar computador próprio e os softwares empregados são de distribuição livre. A intenção em usar softwares livres é de facilitar o acesso e a geração de informação estratégica para gestão ambiental. O processamento de imagens digitais dos satélites tem sido empregado para diagnósticos rurais, ambientais ou mesmo para regularização fundiária.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo