08 jan 2009
Notícias

Critérios para produção de soja responsável estão sob consulta pública

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

– Gisele Neuls e Maria Fernanda Maia

Veja toda as matérias do especial
• Iniciativa reúne vários setores em busca princípios para produção de soja responsável
• Desafio da RTRS é tornar o centro da cadeia produtiva da soja mais responsável

 A soja é a principal cultura agrícola do Brasil em volume e geração de renda, com mais de 243 mil produtores pequenos, médios e grandes, espalhados em 17 estados, segundo dados da Abiove – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais. Como fazer com que toda essa produção seja feita de forma mais responsável com a sociedade e o ambiente? Chegar a essa resposta é o objetivo da Mesa Redonda da Soja Responsável, cuja proposta de criação de princípios e critérios sobre a produção e o processamento de soja responsável, visando a criação de uma certificação, está sob consulta pública até o dia 25 de janeiro próximo.
A proposta foi produzida por um grupo de especialistas, incluindo representantes da sociedade civil, indústria e produtores de vários países e setores, e deverá conduzir a um processo de certificação. Os comentários e critérios sugeridos nessa ultima consulta pública, serão avaliados pelo Grupo de Desenvolvimento durante o seu próximo encontro, em Buenos Aires, Argentina, em março de 2009. Os documentos produzidos ali serão submetidos à Assembléia Geral da RTRS em São Paulo, Brasil, em maio de 2009.
O prazo final para o envio de comentários sobre os dois documentos é 25 de janeiro de 2009, às 12h00, horário de Buenos Aires.  O formulário para envio dos comentários e sugestões, bem como os documentos da consulta estão disponíveis no site da RTRS.
Para entender um pouco mais desse complexo e polêmico assunto, produzimos uma reportagem especial sobre a Mesa Redonda da Soja Responsável e seus desafios.
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo