Germinar capacita turma de atuação na Amazônia e Cerrado
01/02/2010 - Assessoria
O
Instituto EcoSocial, com o apoio do Instituto Centro de Vida – ICV, realiza em 2010 o curso de formação de Líderes Facilitadores, Turma Articulação Amazônia/Cerrado, dentro do Programa Germinar. Trata-se de uma excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal, bem como de formação de líderes facilitadores capazes de apoiar o desenvolvimento de suas instituições.
O Programa Germinar visa fomentar o empreendedorismo social e apoiar a sustentação de iniciativas nessa área. Por meio da formação de indivíduos que possam atuar como líderes voltados ao desenvolvimento de pessoas, grupos e organizações, multiplicam-se as chances de sucesso das iniciativas sociais e de seus gestores.
É composto por cinco módulos de quatro dias cada, começando na quarta à tarde e terminando no almoço de sábado. Neste ano, os encontros acontecem em Chapada dos Guimarães, entre março e novembro, com intervalos de cerca de dois meses.
A quem se destina?
Lideranças e profissionais envolvidos com a temática do terceiro setor, tais como líderes comunitários e de iniciativas sociais (ONGs, cooperativas, associações, institutos, etc.), empreendedores sociais e profissionais que atuam na área de responsabilidade social e sustentabilidade.
Um pouco da história do Programa Germinar
O Programa Germinar foi inspirado no curso da Adigo* de Formação de Líderes para o Futuro, que há mais de dez anos vem desenvolvendo consultores internos e lideranças empresariais. Entre 2004 e 2006, passaram pelo Programa Germinar cerca de 400 pessoas de diferentes partes do Brasil, como Bahia, Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Metodologia e Estrutura do Programa
O Programa Germinar compreende cinco módulos, cada um com duração de três dias (30 horas), com intervalos de aproximadamente dois meses. A metodologia compreende palestras conceituais, espaço para reflexão e compartilhamento em pequenos grupos, vivências, trabalhos artísticos e movimentos corporais.
Módulo 1: “Entendendo a facilitação de processos”. Visa à compreensão do papel de facilitador de processos e da dinâmica de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações.
Módulo 2: “Conhecendo a Organização e Facilitando Processos". Aprofunda os conceitos e as habilidades necessárias para a facilitação de processos de mudança organizacional, tais como realização de diagnósticos e tomada de decisão, entre outros.
Módulo 3: “Mediando conflitos”. Trabalha o fenômeno do conflito e desenvolve, a partir da prática, elementos que auxiliem sua vivência e sua superação.
Módulo 4: “Fazendo Acontecer”. Por meio da elaboração de planos de ação para clientes externos, aplica os conceitos apreendidos, com base em situações reais.
Módulo 5: “Biografia do Ser Humano”. São construídos planos de desenvolvimento individual, utilizando a análise da biografia como ferramenta de auto-conhecimento, e propiciando uma melhor visão dos participantes sobre sua missão, sua visão de futuro, desafios e atuação saudável no mundo concreto.
Resultados Esperados
Ao final do programa, os participantes estarão aptos a:
· compreender a dinâmica de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações, assim como suas necessidades para a construção de iniciativas sustentáveis; conduzir processos de transformação nas instituições ou comunidades; apoiar o desenvolvimento de grupos, e ajudá-los a encontrar suas próprias soluções e os meios necessários para implementar suas idéias;
· implementar um modelo mais orgânico para o desenvolvimento das instituições nas quais estão inseridos ou com as quais se relacionam;
· construir um rico ambiente de troca e de apoio nos grupos em que estão inseridos, de forma a enriquecer e multiplicar o aprendizado.
Coordenação
Sandra Quinteiro - Formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas. É Consultora formada pela Adigo e atua como facilitadora em processos de desenvolvimento organizacional, formação de lideranças, mobilização comunitária e, também, como coach. Tem experiência em organizações públicas e privadas e no terceiro setor. É membro do Instituto EcoSocial desde 2004. Integra a Unidade de Sustentabilidade e a coordenação do Programa Germinar - Desenvolvimento de Facilitadores. No Estado do Mato Grosso coordenou turmas do Programa em Canarana e Alta Floresta.
Contato:
Para mais informações e inscrições, o contato é Cristiane Klein: cristiane@icv.org.br.