Os desafios para zerar o desmatamento em Mato Grosso e cumprir as metas assumidas pelo Estado na última Conferência do Clima (COP 21), realizada em Paris, no final de 2015, serão debatidos com representantes dos poderes executivo e legislativo, da sociedade civil, da academia e de organizações dos setores econômicos em uma audiência pública nesta terça-feira (14), a partir das 8h30, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
A Audiência Pública ‘O futuro de Mato Grosso livre de desmatamento’ contará com apresentações e debates sobre a importância da Amazônia para o clima, com a participação especial do cientista Antônio Nobre, além de temas como a expansão agrícola e as mudanças climáticas, análise e perspectivas da situação do desmatamento em Mato Grosso nos últimos anos, a Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) e de combate ao desmatamento no estado.
De acordo com Sérgio Guimarães, analista sênior do Instituto Centro de Vida (ICV), é preciso discutir com a sociedade sobre a importância da preservação da Amazônia. “O desmatamento zero é, cada vez mais, um compromisso global necessário e urgente diante do crescente reconhecimento dos diversos benefícios das florestas para o clima e produção de alimentos. Por isso é uma meta perseguida por vários acordos internacionais, governos e cadeias produtivas em todo o mundo e a sociedade precisa conhecer e se posicionar frente a esse desafio”.
Mato Grosso é protagonista mundial na produção de grãos e a perspectiva é ampliar essa produção na próxima década, mas, para isso, é fundamental garantir o equilíbrio do meio ambiente, com conservação das florestas e recursos naturais.
Com as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, os compromissos das empresas globais de estabelecer cadeias de fornecimento sem desmatamento, o aumento das taxas de desmatamento em Mato Grosso nos últimos anos pode comprometer um cenário de oportunidades para o estado. Portanto, zerar o desmatamento continua sendo o principal desafio a ser resolvido.
Para enfrentar esses desafios, uma coalizarão formada pelo governo, organizações de sociedade e de setores produtivos elaboraram a Estratégia PCI. Ela contém um pacote de medidas para zerar o desmatamento ilegal no estado até 2020, prevendo a redução de 90% da taxa geral no bioma amazônico e 95% no cerrado. Na produção, o estado pretende substituir seis milhões de hectares de pastagens com baixo rendimento em áreas de alta produtividade. Para conservação, os principais pontos incluem, além da meta de reduzir o desmatamento, manter os 60% de vegetação nativa existente hoje no estado e recuperar dois milhões de hectares de áreas de preservação permanente (APPs). A parte de inclusão traz pontos ligados ao aumento, de 20% para 80%, da participação da agricultura familiar no mercado interno de alimentos, com a regularização fundiária em 70% dos lotes, com aumento do acesso ao crédito.
PROGRAMAÇÃO
O futuro de Mato Grosso livre de desmatamento
Dia 14 de junho
08:30h – 09:00h Abertura
Objetivos da Audiência Pública – Dep Wilson Santos
ICV 25 Anos – Sérgio Guimarães
9:00h – 10:00h Apresentações
10:00h – 10:30h Debates
10:30 – 11:30h Apresentações
11:30 – 12:30h Debate e recomendações
Mais de 97% dos alertas de desmatamento no Brasil verificados pelo MapBiomas desde janeiro de 2019 não possuem registro de ação de fiscalização ou autorização, de acordo com os dados oficiais disponíveis pelo governo federal....
ver maisA certificação orgânica da produção da agricultura familiar é capaz de garantir fonte de renda segura e qualidade de vida às famílias rurais e ao mesmo tempo colaborar para a manutenção da floresta em pé....
ver maisControle e participação social são fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável e da agricultura familiar. O funcionamento adequado de conselhos municipais é um dos passos para atingir esse objetivo....
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo