Os membros do Comitê Estadual da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) se reuniram nesta quinta-feira (03), para a terceira reunião ordinária do grupo.
Durante a reunião, a última do ano, o recém-chegado diretor executivo da Estratégia, Fernando Sampaio, apresentou o plano de trabalho, que prevê ações de comunicação, monitoramento de indicadores de resultados, definição de um plano de ações e um modelo para captação de recursos.
Alice Thuault, diretora adjunta do Instituto Centro de Vida (ICV), elogiou o plano de trabalho, entretanto salienta que o governo precisa dar respostas rápidas para algumas agendas socioambientais. “O plano de trabalho está bem estruturado e acredito que possibilitará avançarmos rumo aos resultados. Contudo o tempo está correndo e precisamos progredir. Existem necessidades de respostas emergenciais do governo, independente da PCI, mas que impactam diretamente na Estratégia. Entre elas, por exemplo, o modelo de investimento do Fundo Althelia no Sistema Estadual de REDD+”. O Fundo Althelia pretende aplicar, no mínimo, R$ 16 milhões de reais em Mato Grosso. O investimento ainda não foi realizado por falta de resposta definitiva do Estado sobre a viabilidade técnica, econômica e segurança jurídica para modelar esta ação.
Os diferentes setores representados no Comitê concordam que o quadro de oportunidades é grande, com cenário favorável à captação de recursos externos para o Estado, mas necessita respostas rápidas.
Suelme Evangelista, secretário de Estado de Agricultura Familiar, coordenador do Eixo Incluir, também cobrou a necessidade de urgência na tomada de decisões sobretudo neste momento de crise econômica que Mato Grosso atravessa. “Gastamos um ano somente para estruturar o modelo de gestão da Estratégia. Diante da dificuldade financeira de Mato Grosso não podemos perder tempo. Precisamos resolver, com a máxima urgência, como receber os recursos que já estão disponíveis”.
De acordo com o plano de trabalho apresentado por Sampaio, o plano de ação deverá ser construído até março. Já a governança e estrutura jurídica da Estratégia deverá estar pronta até abril. “Agora, com um plano de trabalho definido, vamos começar a mapear as demandas para alcançar as metas”.
A próxima reunião ordinária do Comitê Estratégico da PCI está marcada para 26 de janeiro de 2017.
Gestores da política pública da alimentação escolar, representantes de órgãos de controle, líderes da sociedade civil e organizações não governamentais se reuniram em Cuiabá no final de maio para discutir a produção e a compra...
ver maisEntre 2018 e 2019, o estado de Mato Grosso contabilizou um aumento de 60% na área de exploração madeireira em relação ao período avaliado anteriormente, entre 2016 e 2017. Foram 457 mil hectares de florestas...
ver maisContribuir com o protagonismo das mulheres, fortalecimento da agroecologia e com processos de comercialização coletiva de empreendimentos comunitários da agricultura familiar da Amazônia mato-grossense é o objetivo do edital “Fortalecimento do protagonismo das mulheres, agroecologia...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo