Daniela Torezzan / ICV
Publicação traz informações consolidadas sobre oito países mais a Guiana Francesa
Foi lançado nesta terça-feira (19) no estande da Fundação Ford, na Cúpula dos Povos, durante a Rio+20, o mapa Amazônia 2012 Áreas Protegidas e Territórios Indígenas que traz um conjunto de informações atualizadas e corrigidas em relação ao mapa inédito publicado em 2009.
O mapa, elaborado pela Rede Amazônica de Informação Socioambiental (RAISG), está disponível em versão impressa e digital em três línguas (português, espanhol e inglês) e apresenta uma visão transfronteiriça e socioambiental.
A publicação traz informações sobre os 7,8 milhões de quilômetros quadrados da região, compartilhada por oito países e a Guiana Francesa, cuja população alcança 33 milhões de pessoas, incluindo 385 povos indígenas, e que é estratégica para o equilíbrio do planeta. As Áreas Protegidas e Territórios Indígenas representam 45% da região amazônica e desempenham um papel importante para a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas.
O objetivo principal da iniciativa, segundo Cícero Cardoso, coordenador de Geoprocessamento do Instituto Socioambiental (ISA) é contribuir com informações integradas da região e, com isso, subsidiar instituições, sociedade civil e governos na adoção de práticas para a sua proteção. “Com a compatibilização da base de dados e a disponibilização de tudo isso num único mapa é possível realizar monitoramento, diagnósticos e projeções das diferentes situações que se apresentam em todos os países amazônicos”, ressaltou.
De acordo com Ricardo Abad, coordenador do departamento de Geotecnologias do Instituto Centro de Vida (ICV) a meta é atualizar as informações a cada dois anos. “O próximo passo é o lançamento do Atlas com a compilação mais detalhada de todos esses dados”, revelou.
O mapa pode ser acessados no site da RAISG.
Maior fornecedor de madeira nativa do Brasil e responsável por metade da produção total da Amazônia, Mato Grosso somou mais de 88,3 mil hectares de florestas exploradas ilegalmente entre agosto de 2019 e julho de...
ver maisDois dias de encontros virtuais abriram a etapa de capacitação na parceria entre o Instituto Centro de Vida (ICV) e o Ministério Público Estadual de Mato Grosso (MP-MT) para fortalecer o combate ao desmatamento e...
ver maisQuem é de fora logo percebe que o passar do tempo é diferente no Pantanal. Quem é de dentro, vê o rio Cuiabá, um dos mais importantes formadores do bioma, se transformar todos os dias....
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo