O Instituto Cento de Vida (ICV) acaba de publicar uma edição especial do boletim Transparência Florestal que traz uma relação de dez ações prioritárias para conciliar o desenvolvimento rural com a conservação ambiental em Mato Grosso. O documento foi enviado nesta semana aos candidatos a governador e deve servir como diretriz para a nova gestão estadual.
Segundo Laurent Micol, coordenador executivo do ICV, “o meio ambiente é um assunto central em Mato Grosso, estado que tem sua economia baseada na agropecuária. Nossa avaliação das propostas apresentadas até o momento pelos candidatos, porém, é que são superficiais nesse tema. Não mostram o que os possíveis ocupantes do Palácio Paiaguás pretendem fazer para mudar o estigma de que conservação é um entrave ao desenvolvimento e que a produção agropecuária implica obrigatoriamente em degradação ambiental”.
As sugestões do ICV vão da implementação do novo Código Florestal, até a retomada das discussões do zoneamento socioeconômico ecológico e o reforço no combate ao desmatamento ilegal, passando pelo apoio à disseminação das boas práticas agropecuárias.
Mato Grosso foi pioneiro no sistema de licenciamento ambiental das propriedades rurais, porém atualmente está atrasado nas adequações necessárias para a implementação do Código Florestal. Além disso, faltam incentivos para a conservação das florestas e a gestão das unidades de conservação, planos para incrementar a agricultura familiar e apoio aos municípios para o desenvolvimento de uma gestão sustentável.
Para cada uma das prioridades, o ICV apresenta um breve diagnóstico da situação e formulou uma proposta de ação e recomendações para a sua implementação.
“Esperamos que os candidatos possam firmar compromissos específicos em relação a essas ações e que, passadas as eleições, elas sejam incorporadas nas prioridades do próximo governo”, disse o coordenador do ICV.
1: Implementação do Código Florestal
2: Fortalecimento da governança nos municípios
3: Reformulação do Zoneamento Socioeconômico Ecológico
4: Erradicação do desmatamento ilegal
5: Criação de incentivos para a conservação das florestas
6: Redução da ilegalidade na exploração florestal
7: Melhoria das práticas na pecuária bovina
8: Fortalecimento da agricultura familiar com base agroecológica
9: Sustentabilidade das obras de infraestrutura
10: Implementação das unidades de conservação estaduais
Dez municípios de Mato Grosso concentraram 42% do desmatamento do Cerrado entre agosto de 2020 a julho de 2021. É o que diz nota técnica elaborada pelo Instituto Centro de Vida (ICV). As localidades se...
ver maisUm estudo inédito desenvolvido por pesquisadores do Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio do WWF-Brasil, concluiu que 94%...
ver maisA disponibilização de informações ambientais dos órgãos públicos na Amazônia brasileira seguiu insuficiente no ano de 2020 e ainda dificulta a comprovação da legalidade de cadeias produtivas do agronegócio e outras atividades econômicas exercidas no...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo