O Instituto Centro de Vida está em Katowice, participando da 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24). Nesta terça-feira, dia 11, a diretora adjunta do ICV, Alice Thuault, participa do debate sobre Dados e Transparência das Informações Ambientais, promovido pelo Observatório do Código Florestal (OCF).
Para Alice, a transparência é uma forma de aumentar o controle do desmatamento a baixo custo. “Disponibilizando as informações sobre desmatamento, autorizações e licenças, compradores, instituições de controle e sociedade civil conseguem identificar rapidamente quem está fazendo certo. No contexto atual de aumento do desmatamento, é fundamental estarmos todos mobilizados para ter cadeias livres de desmatamento” destaca Alice.
De acordo com a mediadora do debate e secretária-executiva do OCF, Roberta del Giudice, o combate ao desmatamento das florestas deverá ser bastante debatido no evento por ser tema-chave para lidar com as mudanças climáticas. Para Roberta, o livre acesso aos dados ambientais, como autorizações de supressão de vegetação e dados de posses e propriedades rurais, permite ampliar o monitoramento e o controle social, intimidando o desmatamento ilegal.
Adicionalmente, Roberta acredita que o debate sobre as oportunidades de redução do desmatamento é benéfico para muitas outras áreas também, inclusive para a economia. “Se os órgãos públicos ambientais trabalharem em prol da transparência e da disponibilidade de dados, a produção brasileira de commodities será conduzida em direção à sustentabilidade de forma democrática. O governo brasileiro, a academia, a sociedade civil e os comerciantes agrícolas precisam andar de mãos dadas para aumentar a implementação das leis ambientais brasileiras e, consequentemente, reduzir o desmatamento”.
Além do ICV a rede do Observatório será representada pelos membros do Laboratório de gestão de serviços ambientais (Lagesa), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Socioambiental (ISA), e terá como convidado o secretário do Meio Ambiente do Estado do Pará.
O debate acontecerá no dia 11 de dezembro, às 18:30h, no Espaço Brasil da COP24 na Polônia.
Cem imóveis rurais concentraram mais da metade da exploração ilegal de madeira apurada entre imóveis com Cadastro Ambiental Rural (CAR) de agosto de 2020 a julho de 2021 na Amazônia brasileira. A categoria respondeu por...
ver maisO desmatamento na Amazônia e Cerrado mato-grossenses seguiu marcado pela ilegalidade em 2020. De agosto de 2019 a julho de 2020, foram 2,4 mil km² desmatados nos dois biomas. O número total de área desmatada...
ver maisO segundo módulo da formação em filosofia de gestão denominada “pensamento Lean” aconteceu entre os dias 4 e 6 de abril, no município de Alta Floresta, no norte de Mato Grosso. O curso é voltado...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo