28 nov 2016
Notícias

Imagens de altíssima resolução são úteis para a restauração florestal

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Glauciane Brissow*

VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) produziu imagens de altíssima resolução. Foto: Raíssa Genro/ICv

VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) produziu imagens de altíssima resolução. Foto: Raíssa Genro/ICv

O Núcleo de Geotecnologias do Instituto Centro de Vida (ICV), em parceria com o Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geotecnologias da Universidade Federal de Mato Grosso, produziu no início do mês de julho imagens de altíssima resolução em algumas propriedades rurais de Alta Floresta (Mato Grosso). As imagens, feitas com o uso de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), conhecido como drone, podem ser usadas para planejar e monitorar a restauração florestal e as atividades produtivas dos imóveis rurais.

A partir dessas imagens, o ICV produziu um vídeo com o objetivo de mostrar de forma audiovisual o potencial das mesmas. A intenção é apresentar essa tecnologia como algo acessível, em especial na área das geotecnologias, pois através da altíssima resolução é possível planejar e monitorar com maior precisão as áreas em restauração florestal.

O vídeo foi lançado no workshop Movimento Municípios Sustentáveis, que aconteceu em Alta Floresta no dia 24 de novembro. O encontro foi realizado entre representantes de 9 municípios da região com o intuito de constituir um observatório social. Segundo o coordenador do Núcleo de Geotecnologias do ICV, Vínicius Silgueiro, a apresentação do vídeo serviu como subsídio “para mostrar que estão disponíveis essas tecnologias, que os municípios podem inserir a aquisição ou contratação desses serviços em projetos e também pensar na utilização disso para diversas ações de gestão e planejamento”.

Além disso, as imagens produzidas também foram utilizadas para a criação de outros produtos, como uma cartilha e artigos científicos apresentados em eventos. Com previsão de lançamento para o mês de dezembro, a cartilha foi produzida a partir dos resultados de análises feitas com o uso dessas imagens.

Outro produto do Núcleo de Geotecnologias que pode ser uma importante ferramenta para a gestão ambiental municipal é a série de Atlas: Conhecendo Municípios do Portal da Amazônia. A série apresenta um conjunto de mapas e dados dos municípios, com informações sobre o uso do solo, hidrografia, estradas, estrutura fundiária e outros.

*estagiária sob supervisão da jornalista Raíssa Genro

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo