10 ago 2015
Notícias

Vídeo apresenta projeto que pesquisou o potencial de instrumentos econômicos para a conservação da biodiversidade

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Daniela Torezzan/ICV

policyO PoliciMix é um projeto realizado no âmbito da União Europeia (UE) que envolve instituições de sete países da Europa e da América Latina com o objetivo principal de diminuir a perda da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, através de estudos sobre o papel dos instrumentos econômicos relacionados à conservação. O objetivo final é a produção de um conjunto de diretrizes para a criação de políticas que possam ser utilizadas por autoridades locais e nacionais.

Em execução desde 2010, o PolicyMix chegou em sua etapa final em 2014, quando foram disseminados os resultados. Em Mato Grosso, essa etapa envolveu reuniões com os atores envolvidos nas pesquisas, nos municípios de Juína e Cotriguaçu, região noroeste do estado, onde foram apresentados dois estudos: “O efeito da proximidade da floresta no controle biológico de pastagens no Nordeste de Mato Grosso: uma análise econômica para políticas de uso do solo”, e “A eficiência do ICMS Ecológico como instrumento de transferência fiscal para conservação da biodiversidade”.

Além dessas pesquisas, o trabalho realizado em Mato Grosso pelo PolicyMix ainda possui outros dois estudos, em fase de conclusão: “O Potencial das Cotas de Reserva Ambiental (CRA) na agricultura familiar de Cotriguaçu” e “Arranjo institucional e governança para a Regularização Ambiental  Rural na Amazônia Mato-grossense”.

Entre as instituições envolvidas diretamente nos estudos apresentados no estado do Centro-Oeste do país estão a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rede de Desenvolvimento Estudo e Sociedade (REDES), Fundação Getúlio Vargas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Centro de Vida (ICV) e o Instituto Internacional para o Meio Ambiente de Desenvolvimento, do Reino Unido.

Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no vídeo que acaba de ser lançado.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo