28 abr 2014
Notícias

Gestão ambiental em municípios mato-grossenses ganha reforço com informações georreferenciadas

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Daniela Torezzan / ICV

Weslei Butturi, do ICV, explica composição da base cartográfica

Weslei Butturi, do ICV, explica composição da base cartográfica. Foto: Daniela Torezzan / ICV

Mapas com informações georreferenciadas são instrumentos importantes para o diagnóstico, planejamento e execução de atividades em diversas áreas. Agora, imagine oferecer a municípios com dificuldade de acesso a essa tecnologia, dados sobre a quantidade de nascentes, estradas, cobertura florestal, área de solo exposto, entre outras, como instrumento de apoio no desenvolvimento de uma gestão ambiental descentralizada? Essa foi uma das ações executadas pelo Instituto Centro de Vida (ICV) em um projeto realizado desde outubro de 2013 em sete municípios da região norte e noroeste de Mato Grosso: Paranaíta, Carlinda, Nova Bandeirantes, Apiacás, Nova Monte Verde, Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

As atividades fazem parte da Iniciativa Municípios Sustentáveis e são realizadas em duas frentes: apoio a gestão ambiental municipal, com orientações para criação e funcionamento de Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Conselhos Municipais de Meio Ambiente; e, ainda, atividades preparatórias para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), com o mapeamento das propriedades existentes nesses municípios.

Segundo Weslei Butturi, as informações contidas nas bases cartográficas podem ser usadas pelos municípios em diversos processos de planejamento. “Nosso objetivo é que os municípios se apropriem dessa tecnologia e possam utilizá-la para melhorar a gestão”, disse o analista de geotecnologias do ICV.

Na última sexta-feira (25), a base cartográfica foi entregue ao município de Terra Nova do Norte. Durante o evento, Luiz Carlos Toniazzo, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, ressaltou a importância da parceria com o ICV como uma oportunidade de desenvolver ações para um futuro mais sustentável. “Nós somos soldados e estamos aqui para trabalhar para ter um município melhor”, reforçou o secretário.

Entrega simbólica dos mapas ao final da cerimônia. Foto: Daniela Torezzan / ICV

Entrega simbólica dos mapas ao final da cerimônia. Foto: Daniela Torezzan / ICV

A vice-prefeita, Aletícia Paula Souza, que também participou da cerimônia, disse que o município está comprometido em desenvolver ações para a descentralização da gestão ambiental. “Estamos agradecidos pela parceria que nos ajudará a melhorar ainda mais nosso trabalho”, disse.

No mesmo dia também foi realizada a primeira reunião do recém-criado Conselho Municipal de Meio Ambiente, quando foram repassados os primeiros conceitos e orientações a respeito do funcionamento. “Nosso objetivo é apoiar os Conselhos no entendimento das atribuições e reponsabilidades para que os membros possam executar ações de gestão ambiental nos municípios”, explicou Ana Paula Valdiones, analista de Gestão Ambiental do ICV.

Para garantir a execução das atividades em campo, o ICV disponibilizou um técnico de geotecnologias para cada município envolvido no projeto.

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo